Pro Matre Paulista conquista certificação internacional nível 6 da HIMSS

42

A Pro Matre Paulista, uma das maternidades mais tradicionais e conceituadas de São Paulo, comemora sua mais nova conquista: o certificado da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS), que reforça o uso da tecnologia como suporte à saúde e promove ações focadas em melhorar os processos hospitalares por meio do uso de tecnologia da informação. O selo veio após a implementação de uma série de medidas com o intuito de otimizar a gestão de forma digital.

Em uma escala de zero a sete, na qual zero significa que não há um suporte informatizado no hospital, e sete é o nível que atesta o uso completo da TI em relação às suas práticas assistenciais, a Pro Matre conquistou nível 6. De acordo com o doutor Francisco Neri, médico responsável pela informática clínica da instituição, as mudanças para obter a certificação envolveram desde um novo sistema de apoio ao diagnóstico até a incorporação de novos equipamentos. Tudo direcionado para as melhores práticas do uso da tecnologia em saúde. “Nosso objetivo foi produzir um ambiente de elevado nível tecnológico, capaz de entregar um cuidado de alta qualidade a nosso paciente”, ressalta.

Uma das áreas beneficiadas foi a Unidade Semi-Intensiva adulta, onde são tratadas as gestações de alta complexidade. “Este setor foi totalmente informatizado e um dos avanços adotados foi o circuito fechado de medicamentos. Todo o ciclo da medicação passou a ser controlado eletronicamente, desde a compra até sua administração a paciente”, conta.

Outras novidades foram a criação de um sistema de apoio a diagnóstico voltado para gestantes, que auxilia o médico na tomada de decisão sobre algumas condições da paciente; modernização dos documentos manuais para formatos digitais inteligentes; e a integração do prontuário a diversos outros sistemas como faturamento e laboratório, promovendo desburocratização e agilidade.

De acordo com Raimundo Albergaria, diretor médico da Pro Matre Paulista, o certificado nível 6 inclui um rígido conjunto de normas internacionais e que atestam a segurança oferecida pela maternidade aos seus pacientes. “Este resultado não seria possível sem o empenho e comprometimento das equipes das áreas de enfermagem, tecnologia, farmácia, qualidade e médica. É importante que uma instituição do porte da Pro Matre esteja atenta aos avanços tecnológicos e possa utilizar todas as ferramentas possíveis para garantir e agregar valor à segurança do paciente”, afirma.

O HIMSS é uma associação internacional de extremo prestígio perante o setor da saúde. Fundada na década de 1960, em Chicago, a instituição hoje já atua em todos os países do mundo.

Deixe seu comentário