Pró-Saúde assume gestão do Hospital São Luiz, em Cáceres (MT)

159

A Pró-Saúde, Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, assumiu a gestão própria do Hospital São Luiz (HSL), localizado em Cáceres, na região do Alto Pantanal, no Mato Grosso, em 1º de dezembro. O início da administração da unidade ocorreu por meio de um processo de transição que durou 30 dias e assegurou a continuidade dos serviços prestados à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênios médicos. Com a chegada em Cáceres, a Pró-Saúde marca presença em 11 Estados nas cinco regiões do país.

Referência para 22 municípios da região Oeste do Estado e da vizinha Bolívia, o Hospital São Luiz possui 156 leitos – destes, 72% são destinados ao atendimento gratuito (SUS). Para o 1º vice-presidente da Pró-Saúde, padre Robson Antônio Gonçalves, o novo projeto representa uma importante conquista institucional e uma oportunidade de disseminar o modelo de gestão exitoso da Pró-Saúde para mais uma região. “É uma grande satisfação atender a população cacerense e poder oferecer um atendimento humanizado e de excelência a todos”, destacou durante sua visita ao hospital, onde conheceu as instalações e abençoou todos os colaboradores.

Com 503 colaboradores diretos, o HSL atua nas especialidades de Clínica Médica, Cirúrgica, Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria, UTI Neonatal e UTI Adulto, Pronto Atendimento e Centro Cirúrgico com seis salas. A Unidade atende partos de alto risco e gestantes encaminhadas pelo município. Possui um parque tecnológico moderno, com equipamentos e serviços de diagnóstico e de procedimentos médicos, como ressonância magnética, tomógrafo, densitometria, ultrassom, ecocardiograma, cardiotocógrafo, laboratório de análises clínicas entre outros.

Transferência de gestão

O Hospital São Luiz foi administrado pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) desde 1993. A entidade religiosa transferiu a gestão do HSL para a Pró-Saúde, após um plano de reestruturação da ACSC. Durante um mês, foram realizadas reuniões com os colaboradores de todos os setores do Hospital, além de prestadores de serviço, com o objetivo de esclarecer dúvidas, orientar e realizar uma transferência de gestão segura e transparente. A Pró-Saúde – entidade filantrópica sem fins lucrativos alicerçada em princípios católicos e que compartilha do mesmo objetivo da ACSC – definiu sua atuação a partir do plano estratégico do Hospital, assegurando o atendimento à população normalmente.

Deixe seu comentário