PROADI-SUS promove workshop sobre diretrizes clínico-assistenciais

110

 

O Escritório de Projetos PROADI-SUS, parceria do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), com o Ministério da Saúde, promove até o dia 17 de fevereiro, um workshop sobre desenvolvimento e adaptação de diretrizes clinico-assistenciais. Esses protocolos são importantes ferramentas na prática clínica, e atuam como referência para avaliar os tratamentos em saúde existentes.

O curso será ministrado pelos professores Jan Brożek e Nancy Santesso, do departamento de Métodos, Evidências e Impactos de Pesquisas em Saúde da McMaster University, no Canadá. O público alvo será composto por profissionais envolvidos no desenvolvimento de documentos que contém recomendações em saúde, como diretrizes e protocolos clínicos. Ao longo do workshop, todas as etapas do processo serão abordadas: planejamento, sumarização, avaliação de evidências, desenvolvimento, redação e revisão de diretrizes. Técnicas de pesquisa e as vantagens do uso de softwares também estão na programação.

No encerramento do workshop, o professor Jan Brożek apresentará uma palestra intitulada “Why should You care about clinical practice guidelines?”. Esta palestra ocorrerá no dia 17 de fevereiro, das 12h30 às 13h30, no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm (4º andar do Bloco C do Hospital Moinhos de Vento) e será aberta ao público.

O Prof. Brożek também é membro colaborador do GRADE Working Group — formado por profissionais clínicos, pesquisadores e metodologistas que desenvolvem e implementam recomendações em saúde através da análise de evidências.

Ele discorrerá sobre os prós e contras das diretrizes clínico-assistenciais. “Há grandes esforços para produzir recomendações rigorosas, mas não está claro se os clínicos as valorizam devidamente em suas práticas diárias”, antecipa.

Os interessados em participar devem se inscrever pelo site www.iepmoinhos.com.br/eventos

Deixe seu comentário