Projeto Música nos Hospitais leva concerto gratuito ao Hospital Auxiliar de Suzano

Iniciativa da Associação Paulista de Medicina (APM) com aprovação do Programa Nacional de Cultura (Pronac), do Ministério da Cultura, o projeto “Música nos Hospitais” comemora 13 anos de muito sucesso e segue sua programação 2018. A próxima apresentação da Orquestra do Limiar será realizada em 31 de outubro, no Hospital Auxiliar de Suzano (SP), às 11h.

A unidade de saúde será palco de um concerto que, sob a regência do maestro e médico Samir Rahme, acontece primeiramente no hall de entrada do Bloco C e, depois, segue para os corredores, garantindo que a música de qualidade chegue também aos pacientes que não podem se deslocar.

Um dos principais objetivos da iniciativa é deixar a rotina hospitalar mais leve, levando a alegria e os benefícios da música aos pacientes, funcionários e frequentadores. O outro é proporcionar contato com a cultura por meio da realização de concertos de música erudita e instrumental.

Realizado este ano em parceria com o Aché Laboratórios Farmacêuticos, o projeto tem programação 100% gratuita e, até um fim do ano, terá passado por 13 instituições nos Estados de São Paulo, Bahia e Ceará.

Desde 2004, o programa foi realizado 176 vezes, em 21 cidades espalhadas pelo Brasil, contemplando 68 hospitais e reunindo cerca de 60 mil pessoas – entre médicos, enfermeiros, funcionários, pacientes e familiares.  Ao longo desses anos, a APM, junto aos parceiros, buscou impactar positivamente o dia a dia das pessoas nos hospitais e, desta forma, ampliar também o gosto pela música erudita.

Estudos publicados pela Associação Americana de Musicoterapia (American Music Therapy Association – AMTA) e pela Federação Mundial de Musicoterapia (World Federationof Music Teraphy – WFMT) indicam os efeitos positivos da música no funcionamento do organismo. Hoje, já se sabe que as atividades musicais melhoram o humor, potencializam a expressão e favorecem o aprendizado.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.