Semana Internacional do Autismo leva informação e capacitação a mais de 5 mil pessoas em Ribeirão Preto

217

Profissionais do Brasil e dos Estados Unidos participaram na última semana da 4ª edição do TEAbraço – Semana Internacional do Autismo – no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto (SP). O evento levou informações e capacitação a mais de 5.500 pessoas entre profissionais das áreas de saúde e educação, acompanhantes terapêuticos e familiares.

A programação – que aconteceu de 1 a 7 de abril – contou com Cursos de Aprimoramento, Bate Papos Gratuitos, Demonstrações Práticas de Atendimento, Workshop Internacional e Conferências. O tema do evento este ano era “Inclusão 360º” e abrangeu todos os âmbitos da infância até a vida adulta.

Ao todo, 48 profissionais entre nacionais e internacionais trouxeram temas como a educação – desde a adaptação ao ambiente escolar até a interpretação de texto -, comportamentos agressivos e técnicas aplicadas, sexualidade e abuso sexual, genética, prática de esportes, leis e direitos, uso de Canabidiol no tratamento, bullying e suicídio, desafios da vida adulta, mercado de trabalho, entre outros. “Buscamos temas novos que estão sendo abordados no mundo sobre tratamentos das pessoas com autismo. Tivemos um retorno positivo pelos participantes e cumprimos o nosso papel de apresentar conteúdos relevantes e que vão ajudar no dia a dia das famílias”, comentou Carol Felício, fundadora da semana e presidente do Instituto Jujuba.

Já os espaços gratuitos reuniram mais de 8 mil pessoas no Espaço Jujuba – que neste ano trouxe o tema Universo e também um parque sensorial criando um efeito sinestésico onde as crianças receberam estímulos com projeções, luzes e sons e viveram experiências para que se sentissem integradas ao universo – e na Casa Azul que apresentou espaços reais de uma casa com pistas visuais para estimular a autonomia e independência das pessoas com autismo.

Além disso, a Feira de expositores reuniu mais de 10 mil pessoas que puderam aproveitar as novidades das 10 empresas participantes e, mais de 2 mil pessoas conferiram a exposição “Quando a Luz dos olhos meus resolvem te encontrar” localizada no Boulevard do empreendimento.

“Ficamos muito felizes pois conseguimos alcançar mais pessoas neste ano. Na edição passada reunimos 1300 pessoas na parte científica. Além disso como o evento aconteceu em vários espaços do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, conseguimos atingir pessoas, de modo indireto, que não possuem o TEA em suas vidas”, conclui Carol.

Deixe seu comentário