Sistemas da Sofex otimizam processos em diversos setores

1220
Zandonadi e Magalhães, sócios-fundadores, estão bem otimistas
quanto ao crescimento da empresa nos próximos anos

Fundada por profissionais de uma indústria de equipamentos médicos atuante há 30 anos no mercado nacional, a Sofex é uma empresa de tecnologia dedicada a soluções de software e serviços para as áreas médica e acadêmica com grande foco na Odontologia.

Cada sistema oferecido pela marca atende a determinado setor do hospital ou faculdade de forma exclusiva e diferenciada. Entre eles está o Sterilink, voltado para o controle da CME, que garante a rastreabilidade dos materiais esterilizados e o controle de ciclos. Ele reduz o trabalho manual de registro de informações durante o processo de esterilização, diminuindo o uso de papel e seu arquivamento, e permite a centralização das informações em uma única plataforma.

“O Sterilink possibilita fazer o controle estatístico imediato do serviço e melhora a eficiência dos processos”, ressalta o engenheiro eletricista Bruno Kurtz Zandonadi, sócio-fundador da Sofex e gerente de engenharia.

Vale ressaltar que este foi o primeiro sistema nacional a fazer o controle e a rastreabilidade do processo de esterilização por meio de assinatura biométrica de todos os envolvidos no processo.

Outras soluções da marca são o IWG2, sistema PACS para arquivamento e visualização de imagens, e o Mira, para visualização remota (local e web) de exames de imagem (ultrassom, raios x e angiografias, entre outros). Ambos centralizam os vários departamentos de imagem em um único sistema.

Já o Odontoweb informatiza e automatiza todas as clínicas odontológicas em faculdades de odontologia, por meio de dispositivos móveis, propiciando ao aluno facilidade e rapidez nas avaliações do paciente e à instituição rígido controle de todo o processo, desde a admissão até a saída do paciente. “Ao professor é dada uma ferramenta poderosa de controle e avaliação. Assim, a instituição melhora seu atendimento e mitiga os riscos de um controle feito somente em papel ou descentralizado”, explica Christiano Nunes Magalhães, sócio-fundador da Sofex e gerente de tecnologia.

Atualmente, a empresa trabalha em projetos de desenvolvimento para aplicação de novos modelos de rastreabilidade em CMEs, projetos de software focados na automatização e informatização de prontuários e softwares voltados para o ambiente de ensino das áreas da saúde.

Apesar da crise enfrentada pelo país, a Sofex está em constante desenvolvimento, exatamente pelo fato de apresentar soluções que melhoram a qualidade e a eficiência dos processos envolvidos. “Estimamos um crescimento em torno de 5% para 2018 e estamos bem otimistas quanto aos próximos anos”, expõem Zandonadi e Magalhães.

Na prática

Os sócios-fundadores da empresa contam na prática os benefícios dos seus sistemas. O Sterilink foi instalado em algumas instituições de ensino e levou à modernização e, consequentemente, otimização das CMEs. Um grande avanço em um desses clientes foi eliminar a fila para entrega de materiais esterilizados. O tempo médio de atendimento caiu de 2,5 minutos por pessoa para cerca de 30 segundos. Em outra instituição, o sistema reduziu em 78% as despesas com papéis no setor de esterilização.

Já o sistema Odontoweb foi instalado em outro cliente e evitou a criação de um novo local para a guarda de documentos, visto que informatizou o prontuário dos pacientes. Dessa forma, a solução eliminou o problema de perda de prontuários, e o acompanhamento acadêmico se tornou 100% eficaz. “As necessidades de cada cliente são atendidas pelos nossos sistemas de maneira distinta e por isso produzem benefícios distintos”, ressaltam.

Como escolher a fornecedora ideal

Ao escolher a parceira fornecedora de soluções tecnológicas, os hospitais devem considerar alguns pontos, de acordo com Zandonadi e Magalhães. A empresa tem capacidade para atender à demanda da solução? Ela apresenta ao mercado cases de sucesso? Ela flexibiliza a solução para adequar às reais necessidades do seu cliente? Ela demonstra expertise e domínio em sua área de atuação e apresenta profissionais capacitados? Ela entende realmente o problema do cliente e está comprometida a solucioná-lo? O custo x benefício da solução ofertada é viável para o hospital? A empresa consegue agregar valor ao hospital na solução proposta?

“Se todas as respostas a essas perguntas forem ‘sim’, o hospital tem grandes chances de formar uma parceria de sucesso com uma empresa de tecnologia”, finalizam.

 

Tel: (31) 3360-8490

Site: www.sofex.com.br

Deixe seu comentário