Winter School on Tropical Diseases tem início na Faculdade de Medicina de Botucatu

O intercâmbio permite avanços na consolidação de parcerias. E uma das parcerias exitosas da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) é o Winter School on Tropical Diseases, curso com programação científica e cultural fechada e totalmente em inglês para alunos de graduação e pós-graduação de universidades estrangeiras. Este ano as atividades tiveram início no dia 29 de julho e se estenderão até 16 de agosto.

O programa atende a necessidade de aumentar a visibilidade da Instituição no âmbito internacional e foi viabilizado graças a uma parceria entre a FMB, o Escritório de Relações Internacionais (ERI) e o Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem, com apoio da Assessoria de Relações Externas (AREX).

A programação dos estrangeiros no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e FMB inclui palestras sobre o sistema de saúde no Brasil, malária, hanseníase, febre amarela, HIV, entre outros, além de atividades nos ambulatórios e enfermarias vinculados às doenças infecciosas, visitas ao Serviço de Ambulatórios Especializados de Infectologia “Domingos Alves Meira” (SAEI-DAM), Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (CEVAP), Laboratório Central da Faculdade de Ciências Agronômicas (LACEM) e o Instituto Lauro de Souza Lima, em Bauru, centro de referência mundial em tratamento e pesquisa de hanseníase.

A parte cultural inclui uma oficina de língua portuguesa e cultura brasileira, que é ministrada por docentes da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, além de visita a cachoeiras, Museu do Café e a “International Party”, festa de integração entre os intercambistas e a comunidade acadêmica das quatro unidades da Unesp em Botucatu, com degustação de pratos típicos e apresentações de música e dança local.

Os participantes são: Andrea Magezi (Keele University – Reino Unido), Luke Western (Keele University – Reino Unido), Katerina Ivanova (Pirogov University – Rússia), Luke Debenham (University of Birmingham – Reino Unido), Callum Jay Sandhu (University of Birmingham – Reino Unido) e Andrew Morris (professor na Keele University que veio prestigiar o curso este ano).

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.