Associação Médicos pela Vida faz manifesto sobre Tratamento Precoce

MANIFESTO PELA VIDA – MÉDICOS DO TRATAMENTO PRECOCE BRASIL.

16 de fevereiro de 2021.

À sociedade brasileira, aos colegas médicos, aos órgãos de imprensa, aos Conselhos Regionais de Medicina e ao Conselho Federal de Medicina.

Somos um grupo de médicos que têm se dedicado a levar aos pacientes o melhor da prática profissional neste momento tão delicado no enfrentamento da pandemia causada pelo vírus Sars-CoV2, balizados pela análise das melhores evidências disponíveis na ciência, pelo Código de Ética Médica, pelos princípios da Bioética e pelo posicionamento do Conselho Federal de Medicina.

Para tal, nos pautamos: em estudos científicos atualizados, na informação clara ao paciente e no seu consentimento livre e informado para uso off-label de medicamentos com os quais temos experiência de longa data, além de conhecimento sobre os mecanismos de ação, farmacocinética, farmacodinâmica, interações medicamentosas e segurança.

A relação médico-paciente é aberta e de confiança: ambas as partes devem estar de acordo com a terapêutica proposta. Tratar casos de Covid-19 requer do médico assistência e disponibilidade constantes ao paciente.

Segundo o Art. 32 do Código de Ética Médica, é considerada infração grave: “deixar de usar todos os meios disponíveis de promoção de saúde e de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, cientificamente reconhecidos e a seu alcance, em favor do paciente”.

E NUM MOMENTO EM QUE DEZENAS DE MILHARES DE CASOS SURGEM TODOS OS DIAS, NÃO PODEMOS FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS E DEIXAR DE TRATAR ESSES PACIENTES!

Ressaltamos o quão importante é que isso seja observado pelos médicos que atualmente ocupam cargos na gestão da saúde.

Dentre as abordagens disponíveis na literatura médica para a Covid-19, existe o chamado “tratamento precoce”: iniciar com as medidas disponíveis o mais rápido possível, para minimizar a replicação viral, utilizando uma combinação de drogas, visando reduzir o número de pacientes que progridem para fases mais graves da doença, diminuindo o número de internações, reduzindo a sobrecarga do sistema hospitalar, prevenindo complicações pós-infecção e diminuindo o número de óbitos. Definitivamente, não é uma promessa de “cura fácil”, posto que lidamos com uma doença nova e de difícil manejo quando se agrava.

O grupo que assina este “Manifesto Público” é composto majoritariamente por médicos de várias especialidades que trabalham diretamente com os doentes de Covid-19 e por colegas médicos que, apesar de não estarem na linha de frente, apoiam esta luta, além de profissionais médicos que estão submetendo seus dados para pesquisa, a fim de contribuir com o conhecimento científico.

MANIFESTAMO-NOS a favor da intervenção precoce no tratamento da Covid-19, acrescentando alguns dos trabalhos da literatura que nos têm embasado, inclusive os guidelines de países com índices de mortalidade pela doença muito menores que os do Brasil. Destacamos que a abordagem precoce não se trata apenas do uso de uma ou outra droga, mas da correta combinação de medicações como a hidroxicloroquina, a ivermectina, a bromexina, a azitromicina , o zinco, a vitamina D, anticoagulantes, entre outras, além dos corticoides, que têm um momento certo para sua utilização nas fases inflamatórias da doença, sempre observando-se a adequação das combinações ao estado e à evolução de cada paciente, que será acompanhado extensivamente, inclusive com a realização de exames conforme necessários, e a recomendação de intervenções não farmacológicas, como a fisioterapia.

Ademais, há disponível nos sites hcqmeta.com,
ivmmeta.com, c19study.com, c19ivermectin.com/?s=08, copcov.org e
c19legacy.com/?s=08 a compilação de diversos estudos e estatísticas envolvendo drogas utilizadas como parte do arsenal terapêutico, entre outros trabalhos disponíveis em bases de dados científicos confiáveis. Os mais atuais e relevantes se encontram ao final do texto do documento disponibilizado via link a seguir mencionado, logo após as assinaturas.
Vimos, com humildade, estudando incansavelmente, lendo centenas de trabalhos, tanto sobre tratamento precoce, quanto sobre as vacinas, buscando oferecer o melhor ao paciente, foco principal da boa prática médica. Lembramos que higiene, distanciamento social e uso correto de máscaras têm seu papel entre as diversas medidas já adotadas, mas não são o tema desta nota.

Uma das maneiras de se validar o efeito de um tratamento é fazer com que ele seja reprodutível. Os relatos de cidades e Estados que adotaram as medidas para intervenção precoce na Covid-19 têm mostrado bons resultados, com a diminuição da carga sobre os
sistemas de saúde.

Ainda que tenhamos respaldo científico para apoio às intervenções precoces, encerramos com a citação do artigo 32 da seção C da Declaração de Helsinque e do parecer 4/2020 do Conselho Federal de Medicina, respectivamente, que deixam bem clara a necessidade de ação do médico diante de situações atípicas como a atual:

“Quando métodos profiláticos e terapêuticos comprovados não existirem ou forem ineficazes, o médico, com o consentimento informado do paciente, deve ser livre para utilizar medidas profiláticas, diagnósticas e terapêuticas não comprovadas ou inovadoras, se, no seu julgamento, esta ofereça esperança de salvar vida, restabelecimento da saúde e alívio do sofrimento. Quando possível, estas medidas devem ser objeto de pesquisa, desenhada para avaliar sua segurança ou eficácia. Em todos os casos, as novas informações devem ser registradas e, quando apropriado, publicá-las. As outras diretrizes dessa declaração devem ser observadas”.

Parecer CFM 04/2020: “considerando que o princípio que deve obrigatoriamente nortear o tratamento do paciente portador da Covid-19 deve se basear na autonomia do médico e na valorização da relação médico-paciente, sendo esta a mais próxima possível, com o objetivo de oferecer ao doente o melhor tratamento médico disponível no momento”.

Ressaltamos que outras notas e cartas assinadas por médicos e sociedades médicas posicionando-se CONTRA o tratamento precoce NÃO NOS REPRESENTAM.

Gratos àqueles que concluíram a leitura até aqui, nós, abaixo-assinados, estamos abertos ao diálogo e à união para ações em prol do paciente, e para juntos sairmos mais rapidamente do estado de pandemia.

O presente “Manifesto Público” já conta com milhares de assinaturas de médicos, independentemente de sua participação em grupos ou associações. Para visualizá-las e aos médicos que quiserem aderir, disponibilizamos o link: medicospelavidacovid19.com.br/manifesto

“Jornada Médica on-line TRATAMENTO INICIAL DA COVID-19”

Com o propósito de compartilhar informações, experiências, atualizações e resultados positivos mais recentes, referentes ao Tratamento Precoce da Covid-19, na primeira semana de março o “Médicos Pela Vida” realizará uma Jornada Médica com uma programação trabalhada por médicos muito exitosos.

INSCRIÇÕES: faça sua inscrição – gratuita – e receba no seu celular/e-mail todos os materiais e informações sobre o evento. As inscrições deverão ser feitas pelo site do “Médicos Pela Vida”, no link: medicospelavidacovid19.com.br/jornada

A publicação deste manifesto é realizada pela Associação Médicos pela Vida (com sede em Recife – PE – CNPJ sob o n⁰ 19548229/0001-93)

48 COMENTÁRIOS

  1. Palhaçada isso hein. Não há evidência na literatura médica que comprove a eficácia do chamado ‘tratamento precoce’ contra a Covid-19. Logo, não é correto considerar essa receita uma “abordagem disponível”. Essa suposta solução, que usaria uma combinação de hidroxicloroquina, azitromicina e zinco, entre outros medicamentos, foi tema de uma série de pesquisas que demonstraram não haver benefício no uso dessas drogas contra a doença, seja de forma preventiva ou para curar casos leves, moderados ou graves.

    • Meu não sei sobre estudos nem pesquisas, mas minha familia inteira pegou Covid (deu positivo nos testes) e todos fizeram o tratamento precoce, nenhum foi internado e a doença passou rápido.

    • Tem evidencias científicas sim…
      Problema é que os médicos q tem os dados não tem tempo pra publicar …
      São dados de todos os pacientes deles q não precisaram de internamento e passar bem pelo covid…
      Se o médico te receitar não toma …

      • Querido, se voce quiser mesmo abrir os seus conhecimentos, primeiro voce precisa abrir os eu coração , se caso isso ocorrer.
        Pode ir ao meu comentário e voce terá muitas informações que se voce auxiliar, poderá levar essas informações a muitas pessoas que conhece e com isso ajudar não encher mais os hospitais e trancar as pessoas em suas casa, as duas alternativas, não resolvem o problema mundial da Covid.

    • Concordo c vc, tem gente acreditando em chapeuzinho vermelho..kkk
      Tudo o que está acontecendo, gente importante morrendo e milhares d inocentes e um povo q tem vários assim e q são os q não usam máscara e não acreditam na doença, acham q existe a cura precoce e não tão divulgando, é pacaba !

      • Gente importante morre por ser portadora de comorbidades.
        Estude o assunto antes de se meter a discutir o que não entende!
        Máscara não é eficiente, tanto que a União Europeia deixou de recomendar o uso de máscara de pano, exigindo agora a industrial.

      • Quem acredita na Doença cuida imediatamente/precocemente! Não manda pra casa pra ficar mau e voltar pra encher os hospitais e os cemiterios!!!!

    • palhaçada mesmo é optar em não se fazer nada e ficar acreditando no que a rede esgoto fala junto com a desorganização de saúde…
      mexam-se

    • Então combinado. Quando teu pai, ou tua mãe vier contaminar-se com o covid-19. Siga com o tratamento de determinado pela OMS., não use esta alternativa relatado por estes heróis que arriscam a vida para salvar vermes como vc.

  2. Enquanto o virus proliferava livremente em Manaus, o povo falava que os CTIS foram esvaziados com esse tratamento. De fato, o cemiterio la esta cheio agora. Faltou oxigenio o que vem? Cloroquina. E que mais”? Uma cepa nova, o Sarcov-20 cepa Manaus. Muito mais contagioso. Tratamento precoce que nenhuma sociedade medica seria no mundo aprova. E criamos o terraplanismo da ciencia medica. Parabens aos envolvidos…

    • André não sabe escrever nem o nome do vírus, mas se considera apto a debater o assunto.
      Haja paciência com esses esquerdopatas!

  3. Parabéns ao grupo de médicos que num esforço descomunal vem lutando com este tratamento que já se observou ser eficaz contra essa doença, de acordo com o Journal American of Medicine, publicado em artigo científico em 01 de janeiro 2021.

  4. Parabéns aos médicos envolvidos, em meio a tantas mentiras e politicas há pessoas querendo fazer o bem… Caso você não acredite em “tratamento precoce” é simples: não use e espere ser internado. Quem fez o uso do tratamento sabe que funciona.

    • Boa! Essa turma do contra não cansa de passar vergonha.
      Vidas não importam pra eles. Só no discurso hipócrita!👍
      Um abraço!

  5. Por mais médicos determinados a salvar vidas, como vocês!! 🙏🙏🙏🙏
    Obrigada por continuarem nesse trabalho tão lindo!!

  6. Parabéns à esse grupo de médicos que vem enfrentado essa situação…sabemos q existem muitos artigos q comprovam a eficácia desse tratamento precoce e profilático, mas infelizmente estamos vivendo um período bem difícil, com médicos que misturam ideologia, política com medicina, msm a custa de perder vidas.

  7. Se esta doença não admite tratamento, por que estamos tão preocupados com leitos de hospital?
    Ou será que só o tratamento “precoce” que deve ser demonizado? Depois que fica grave os remédios passam a funcionar? Cada dia que passa fica mais claro que é uma questão de lucro e poder para alguns que se beneficiam do caos. E de um monte de idiotas úteis que abraçam causas por ideologia. Genocídio é o atual protocolo de administrar dipirona para uma doença que mata.
    Parabéns pela coragem de postar este manifesto!!!

    • Concordo 100% contigo!
      Gente cansativa! Deveriam usar seus cérebros. Ops, a lavagem cerebral impossibilita isso.
      Quanta hipocrisia!
      Caso adoeçam, que provem que realmente acreditam nisso. Recusem qualquer uma dessas medicações! Simples assim.
      Um abraço!

  8. As pessoas estão morrendo porque buscam ajuda nos primeiros sintomas e só passam dipirona e orientam a só buscar ajuda se piorarem. Quando pioram buscam as UPAS que não atendem porque estão lotadas, ou mais uma vez medicam e mandam para casa. A pessoa morre 48h depois. Isso aconteceu com 2 pessoas conhecidas. Lamentável.

  9. Sempre fomos orientados pelos nossos #Médicos para que se tivermos algum problema de saúde que o quanto antes buscar tratamento melhor mais chances teremos de não termos complicações. Não sei o que aconteceu com alguns Médicos que agora são contra tratar precocemente o paciente. 🤔 Não podemos ficar em casa esperando que a #doença se prolifere e que agrave a nossa saúde para aí sim buscar um tratamento. Tentar tratar o paciente precocemente faz toda à diferença, seja qual doença for mais chances se da para o paciente vir a ter êxito no seu tratamento.
    #TratamentoPrecoceSempreSalvouVidas 👨‍⚕️👩‍⚕️
    #TratamentoPrecoceJá 💊💉
    #TratamentoPrecoceSIM 😉
    #TratamentoPrecocePodeSalvar 🙏
    #TratamentoPrecocePodeSalvaVidas 💞
    #TratamentoPrecoceSalva 🙌🏼
    #TratamentoPrecoceSalvaVidas 👧👨‍🦳👦🏿👶👱‍♂️👨🏽‍🦰🧒👩👵🏻

  10. A doença do Covid-19 mata menos de 3% das pessoas infectadas. No Brasil, por exemplo, forma mais de 12 milhões de pessoas infectadas e aproximadamente 300 mil mortes. Ou seja, mais de 11,7 milhões de pessoas NÃO morreram. Perguntas para pensar:

    Dessas mais de 11 milhões de pessoas que NÃO morreram, quantas NÃO fizeram o tratamento precoce?
    Ainda as pessoas que tiveram Covid-19 e não tiveram sintomas e não fizeram o tratamento precoce e NÃO morreram?

    Acho valido cuidar, dar atenção ao paciente. Tratar com compaixão e inclusive medicar. Porém, deve-se observar a idade do paciente e principalmente fazer uma Anamnese bem completa para que os remédios utilizados não sejam prejudiciais a saúde do paciente.

    Até rezar pode ajudar o paciente. O efeito placebo pode ajudar o paciente. O que não pode, é um médico receitar um remédio que possa prejudicar a saúde do paciente. Por exemplo, receitar Cloroquina para um paciente com problemas de arritmia cardíaca.

    Gostaria de ouvir o grupo de médicos do tratamento precoce sobre a vacina.

  11. Não dá para ignorar a ciência em tempos de pandemia, mas parece que a humanidade, depois de mais de um século da gripe espanhola, não aprendeu ainda!

  12. Respeito todos os que tem as opiniões contrarias ,as não posso deixar aqui as minhas considerações.
    Peço a Voces que são contra, primeiramente se VOCE ou um de sua familia (Pai, Mãe, Filho, Esposa, etc) pegar o Covid voce vai ficar em casa somente tomando Dipirona e medindo a frebre até quando não estiver conseguindo respirar voce ir procurar o médico para iniciar um tratamento ?
    Mesmo se caso voce agora diga que Sim, eu vou lhe dizer que peço a Deus que caso um de voces pegue e for a um médico, ele possa ter entendimento diferente do seu e possa lhe orientar a salvar a sua vida ou do seu ente querido.
    Pois eu estou falando com voce, não porque precisei , não porque utilizo Ideologia, mas porque primeiramente tenho Humildade, Caridade e Amor a mim e ao próximo, e Humildemente fui estudar, verificar quais médicos no Brasil tem utilizado os medicamentos disponíveis e como estão sendo os resultados , quais estudos realmente estão falando a verdade. E posso lhe falar que tem muitos médicos que entende a missão que Deus lhe concedeu e com responsabilidade e dever tem cumprido religiosamente essa missão e salvando vidas, sem se preocupar com Politicagem, Poder , Bens materiais, pu seja Sem Orgulho, Egoismo e Vaidade e com o auxilio de Deus , Jesus, e do Plano Espiritual, tem salvado muitas vidas, desde o inicio do ano passado. Para poder auxiliar quem HUMILDIMENTE E CARIDOSAMENTE e com AMOR, quiser retirar esse VEU, em forma de ORGULHO, EGOISMO E VAIDADE, estarei fornecendo, nenhum estão preocupados já dizendo com Ideologias, Raça, Cor, Credo, Partido Politico, etc. Dra. Raissa Soares (secretária da Saúde de Porto seguro), está realizando um otimo trabalho em Porto seguro, sem colapso, sem lockdown; Dr. Jorge Santos-Medico Imonologista; Dr. Paulo Porto de Mello – Dr. Francisco Cardoso; Dra. Nice Iamagushi; Dr. Luiz Ovando; Dr. Nelsinho Trad. Dra. Ellen Guimaraes; e quanto aos estudos com os medicamentos que estão dando resultado e salvando vidas, está descrito no meio do manifesto com quase 4.000 médicos, mas estarei transcrevendo novamente, mas caso voce não saiba realizar uma conferencia correta, pede a um desses medicos citados acima que ele possam lhe auxiliar: Ademais, há disponível nos sites hcqmeta.com,
    ivmmeta.com, c19study.com, c19ivermectin.com/?s=08, copcov.org e
    c19legacy.com/?s=08 a compilação de dive

    Ahh, ia me esquecendo o Virus Covid, assim como qualquer doença é um chamamento para que revejam os valores morais e também os espirituais, pois Deus e Jesus, emprestou tudo que temos aqui na terra e quando desencarnarmos ele irá pedir a todos nós o que fizemos com os talentos que ele nos emprestou, pense nisso, (boa reflexão), e peço a Deus que lhes abençoe e que os ilumine, assim como toda a humidade.
    Mais uma dica: A medicina sempre salvou vidas na base da esperiencia e da experimentação do medico, vendo qual é o problema do mesmo e procurando dar o melhor tratamento, disponivel no momento e com muita fé em Deus para que o paciente melhore e com isso salvando vidas, e se desde o inicio os médicos fosse procurar os estudos randomicos, cegos, etc., voce que está lendo pode ter certeza que já teria morrido, pois a grande maioria dos medicamentos e vacinas fornecidas a minhares de anos, ainda não estaria sendo utilizadas.

  13. Agradecemos aos dedicados e corajosos médicos que compõe esta equipe que estão desinteressadamente pesquisando, estudando e oferecendo alternativas para uma Profilaxia e tratamento precoce para esta calamidade planetária. E, importante, possibilitam diante dos Resultados positivos apresentados, a que as pessoas façam o uso do discernimento, ouvindo e analisando os dados e as manifestações dos diversos segmentos da medicina no momento crucial que atravessamos. Liberdade para observar, comparar, analisar, raciocinar e escolher. Respeito ao livre-arbítrio do paciente e principalmente a prerrogativa daquele que estudou para oferecer o que julga a melhor opção para Salvar Vidas. Deus abençoe a todos os valorosos profissionais, com saúde, determinação, e perseverança! A população, o povo em geral precisa da Coragem do depoimento dos que estão na linha de Frente. Usamos com sucesso a profilaxia com a Ivermectina.

  14. Posso até mudar de opinião em breve – devido à velocidade pela qual as informações, trabalhos científicos e estudos sobre Covid19, se desenvolvem. Mas a princípio, não vejo pertinência para o chamado tratamento precoce.

  15. Poderia nos fornecer nomes e telefones de medicos aqui em Santa Catarina para que possamos pegar receitas para poder comprar os remédios, pois a Hidroxicloroquina e Azitromicina só com receita.

  16. Prestem atenção no que está acontecendo…estão querendo demonizar o tratamento de pacientes logo nos primeiros sintomas…porque para as poderosas e bilionárias corporações farmacêuticas estão impedindo a divulgação dos ditos estudos científicos (hoje mais de 26 em todo o mundo) em periódicos de divulgação cientifica importantes tais como a Lancet, pois tais periódicos são obviamente patrocinadas pelas ditas organizações.
    A industria farmacêutica é hoje o segmento mais lucrativo do mundo e tem poder e dinheiro para comprar médicos, políticos e formadores de opinião.
    Muito estranho que na epidemia de H1N1 ninguém se manifestou contrário ao uso do TAMIFLU mesmo não havendo estudos científicos comprovando a eficácia deste medicamento que foi tão bem sucedido.

  17. Por favor, podem disponibilizar contatos de alguns dos médicos desse seleto grupo que praticam a telemedicina e atuam com o tratamento precoce?

    • Olá! Infelizmente não temos essas informações, já que os conteúdos chegam para nós por meio de assessoria de imprensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.