Inteligência Artificial na Medicina é aliada ou substituta?
Chatbots e Inteligência artificial são ferramentas de busca para o paciente, mas nada substitui a avaliação médica, afirma especialista.
Principal revista e portal hospitalar do país. Há 20 anos levando informações de qualidade aos profissionais de saúde.
Featured posts
Chatbots e Inteligência artificial são ferramentas de busca para o paciente, mas nada substitui a avaliação médica, afirma especialista.
Torna-se necessário o debate sobre como assegurar a qualidade e a maturidade dos serviços ofertados, considerando, ainda, o crescente volume de atendimentos (4,6 milhões entre 2023 e 2024) e o potencial de democratização do acesso à saúde que essa modalidade oferece.
Internet das Coisas aplicada à infraestrutura hospitalar se consolida como uma das mais impactantes frentes de inovação, com sensores inteligentes desempenhando o papel de sentinelas silenciosas, mas extremamente eficientes.
Entre as suas vantagens estão o aumento da eficiência operacional, segurança, automação de processos e a escalabilidade.
“IA pode alcançar níveis mais elevados de autonomia em tarefas bem definidas, de baixo risco e com alto grau de padronização, mas, para decisões complexas que envolvem incerteza, a substituição do julgamento clínico humano é improvável.”
Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 50% das internações poderiam ser evitadas com acesso precoce a atendimento qualificado.
De acordo com a pesquisa trimestral da KPMG, a indústria registrou um crescimento de 80% no número de operações (9) em comparação ao mesmo período de 2024.
Dentro das clínicas e hospitais é possível compreender como resistência à mudança, escassez de recursos e comunicação ineficaz comprometem a adoção de protocolos fundamentais para a prevenção de eventos adversos e melhoria da segurança dos pacientes.
A importância da gestão médica humanizada como pilar essencial para a qualidade do cuidado em saúde, aliando eficiência técnica à empatia e escuta ativa.
A 30ª edição da feira aconteceu de 20 a 23 de maio e trouxe resultados acima do esperado e impacto real no setor de saúde. Estandes e corredores movimentados, público qualificado, grandes volumes de negócios e conteúdo transformador.