Oncogenética no Câncer de Mama e Ovário: a importância do diagnóstico imediato

    204
    Quando:
    12/09/2019@18:30
    2019-09-12T18:30:00-03:00
    2019-09-12T18:45:00-03:00
    Onde:
    Hospital Moinhos de Vento - Anfiteatro Schwester Hilda Sturm (Bloco C - 4º andar)
    R. Ramiro Barcelos
    910 - Floresta, Porto Alegre - RS, 90035-002
    Brasil
    Custo
    Grátis

    No começo da década, a atriz americana Angelina Jolie decidiu retirar os seios preventivamente, após descobrir que tinha grandes chances de desenvolver câncer de mama. O procedimento chamou atenção mundial sobre os testes genéticos para se antecipar ao surgimento dessa doenças. Passados vários anos, no entanto, ainda há muitas dificuldades no acesso a essas avaliações.

    Para falar sobre a importância dessas pesquisas e do diagnóstico imediato, o Hospital Moinhos de Vento promove um encontro em 12 de setembro. A atividade terá como foco a oncogenética no câncer de mama e de ovário, que em boa parte dos casos está diretamente ligado a alterações nos genes BRCA — detectáveis antecipadamente por testes genéticos.

    “As mulheres com essa mutação têm 40% de chances de ter um tumor no ovário”, ressalta a oncologista Alessandra Morelle, do Moinhos de Vento, que destaca ainda um risco aumentado quando há histórico da doença na família. No evento, ela apresentará casos de pacientes em que a testagem teve impacto no tratamento do câncer ovariano.

    Na mesma linha, a oncologista Daniela Rosa falará sobre o câncer de mama. A especialista destaca os benefícios trazidos pela evolução da medicina personalizada e o maior conhecimento das vias moleculares responsáveis pela formação dos tumores malignos: “com isso, os testes oncogenéticos realizados no tumor também auxiliam na escolha de tratamentos dirigidos e personalizados”.

    Importância do acesso

    O encontro contará ainda com palestra da chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos, Maira Caleffi, que discutirá as possibilidades para ampliar o acesso dessa avaliação aos pacientes. O geneticista Gabriel Macedo abordará outras questões sobre a testagem genética. O evento é gratuito e está com inscrições abertas.

    “Queremos debater com a comunidade não somente a importância desse diagnóstico, mas também formas da população ter acesso a ele. É um serviço ainda pouco disseminado no país”, diz Alessandra. Ela reforça que o Hospital Moinhos de Vento dispõe de médicos geneticistas em seu corpo clínico, possibilitando às pacientes e seus familiares maior conhecimento sobre o tema, além de encaminhamento para a avaliação.

    Deixe seu comentário