Eventos

Calendário de eventos

set
10
ter
2019
21º Congresso Brasileiro de Infectologia @Hangar Convenções e Feiras da Amazônia
set 10 – set 13 dia inteiro

A bioMérieux, empresa francesa especialista em diagnóstico in vitro e soluções de microbiologia alimentar, estará presente no 21º Congresso Brasileiro de Infectologia, organizado pela Sociedade Brasileira de Infectologia, que acontece de 10 a 13 de setembro, em Belém (PA).

Quem visitar o estande da companhia poderá conhecer mais sobre a importância da abordagem sindrômica e da identificação rápida e precisa dos patógenos (em apenas uma hora), que auxiliam a equipe médica melhorando as condições de gerenciamento do paciente para a admissão hospitalar, isolamento, terapia antiviral e antimicrobiana.

Dentro da programação do Congresso, a bioMérieux apresentará no dia 11 de setembro, das 12h15 às 13h45, na Sala 3, um simpósio satélite, reunindo dois especialistas. O médico infectologista Ivan França, doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e com atuação em hospitais como Emílio Ribas, A.C. Camargo e Hospital Alemão Oswaldo Cruz, fará a palestra “É possível unir rapidez e acurácia no diagnóstico do paciente crítico?”.

Na sequência, a apresentação será do médico patologista clínico Gustavo Bruniera, mestre pela UNFESP e coordenador do serviço de liquor do Hospital Israelita Albert Einstein, que falará sobre “Impacto clínico do diagnóstico sindrômico em pacientes com meningites: casos clínicos”.

As vagas são limitadas.

set
11
qua
2019
74º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (DermatoRio 2019) @Windsor Convention & Expo Center
set 11 – set 14 dia inteiro

O Rio de Janeiro volta a ser sede do maior congresso de dermatologia do país. De 11 a 14 de setembro, a Cidade Maravilhosa receberá o 74º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia – DermatoRio 2019. O evento reunirá em torno de 4000 dermatologistas do Brasil e do mundo. O programa científico foi elaborado com foco na melhor formação e informação dermatológicas, para isso, convidados renomados nacionais e internacionais estarão presentes, trazendo atualizações e inovações científicas de alto nível.

Destaques da Programação Científica:

  • Rejuvenescimento Íntimo: O procedimento que proporciona intervenções funcionais e estéticas na vulva, além de melhorar a vida íntima e sexual de mulheres, está dando o que falar, o que faz com que a procura pelo tratamento aumente nos consultórios. Vaginas não são só muito diferentes entre si como podem ter características alteradas ao longo da vida da mulher – a mudança na elasticidade depois da gravidez, por exemplo, e o ressecamento na menopausa. Existem opções de tratamentos para todo tipo de incômodo, e o dermatologista é um dos profissionais habilitados para realizá-los. É possível fazer a harmonização da vulva com preenchimento e plasma autólogo, laser de CO2 ou erbium, clareamento etc.
  • Procedimentos em Pacientes Transgêneros: Os procedimentos estéticos invasivos, como aplicação de toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico, laseres e microagulhamentos, vêm sofrendo avanços tecnológicos e, consequentemente, melhoria nos resultados e duração. Hoje, os pacientes transgêneros, por exemplo, conseguem aumentar sua autoestima por meio dos bons efeitos de feminilização ou masculinização, dependendo da identificação de gênero, que os tratamentos proporcionam.  O que antes era feito apenas com cirurgia, hoje pode-se fazer nos consultórios de dermatologistas. É possível modificar o rosto com toxina botulínica associada a preenchimento no local correto ou fazer modulação muscular com preenchimento e toxinas. Os bioestimuladores e alguns laseres também são utilizados nos tratamentos. “Atualmente existe uma vasta gama de procedimentos que o médico pode escolher para modificar características que são tidas como feminina ou masculina para gerar naturalidade, aceitação, reconhecimento e a legitimação do gênero”, afirma a Dra. Betina Stefanello, médica dermatologista que falará sobre o assunto no 74° Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A mesa de debate Saúde LGBT, do maior congresso de dermatologia do país, o Dermato Rio 2019, também abordará as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) na população LGBT e os aspectos dermatológicos em pacientes trânsgeneros. “A discussão desses assuntos entre médicos é muito importante. Os procedimentos estéticos em transgêneros, por exemplo, envolvem muita emoção, especialmente para essa população tão negligenciada e marginalizada pela sociedade”, “É muito importante que os médicos assumam estes procedimentos evitando que estes cidadãos, por desconhecimento ou preconceito acabem nas mãos de curiosos, charlatões, ou profissionais desqualificados, utilizando técnicas ou produtos que possam causar dano ao indivíduo” finaliza Marcio Serra, Presidente do Congresso.
  • Microbioma – O Futuro da Medicina: O que se deve saber sobre microbioma e barreira cutânea? Respaldo científico e o seu papel no tratamento da acne, rosácea e dermatite atópica serão abordados no DermatoRio 2019. Trabalhos recentes, mostram que existem aproximadamente 30 trilhões de células humanas em nosso organismo e outros 39 trilhões de células só de bactérias, que são capazes de interagir com os sistemas digestivo, nervoso central, imunológico e endócrino. Você sabia que o microbioma que habita em partes do corpo humano, como a pele, têm papel importante na prevenção e tratamento de doenças dermatológicas? Sabe-se que as bactérias, fungos e até vírus fazem parte de nossa microbiota, micro-organismos “do bem” que coexistem conosco durante toda vida e fazem parte de processos vitais, desde a síntese de proteínas até da resistência a infecções e resposta inflamatória.  A ciência revelou que oferecer ao nosso corpo bactérias benignas (probióticos), substratos para seu sustento (prebioticos) e derivados ou partes delas (pós bioticos), podem ser benéficos a várias doenças e na pele não é diferente. No Congresso da SBD serão abordadas novidades e perspectivas em cosmeceuticos e nutraceuticos que embarcam esta tecnologia na abordagem de condições que vão desde a dermatite atópica até acne ou fotoprotecão.
  • Mitos e Verdades sobre o PMMA e Complicações tardias ao preenchimento: O médico alemão Gottfried Lemperle, criador do Artecooll, uma das primeiras formulações do PMMA, estará no Brasil e falará sobre o tratamento das complicações com todos os tipos de  preenchedores e, também, apresentando seu estudos e conclusões sobre a polêmica hipótese que bactérias  causariam granulomas tardios, em duas palestras magistrais. Marcio Serra, Presidente do 74º Congresso da SBD, abordará os mitos e verdades que cercam o uso do PMMA. O polimetilmetacrilato (PMMA) é um bioestimulador e preenchedor permanente, e no Brasil, suas formulações são compostas por microesferas suspensas em solução contendo carboximetilcelulose ou hidroxietilcelulose. É utilizado como preenchimento em diferentes áreas do corpo e na face, sendo seu uso extremamente limitado. O preenchimento com a substância PMMA é um procedimento que deve ser realizado por médicos, é deve ser utilizado com muito cuidado, com concentrações e volumes adequados para cada área a ser tratada, pois o uso de grandes volumes pode não ser  seguro, podendo produzir resultados imprevisíveis e indesejáveis, incluindo reações incuráveis e definitivas. No Brasil, vem sendo utilizado mais comumente para o tratamento da Lipoatrofia facial em pacientes HIV+, inclusive este tratamento é oferecido pelo SUS, regulado por portaria ministerial. O uso do PMMA, assim como de outros preenchedores, pode causar edemas locais, processos inflamatórios, reações alérgicas e formação de granuloma, entre outras. Essas reações podem ser imediatas, em curto prazo, após o procedimento ou tardias. O conhecimento e domínio das técnicas de aplicação, da anatomia local e fisiopatologia, das indicações e das contraindicações com base no estudo amplo das doenças que envolvem a pele, são fundamentais para alcançar melhores resultados, bem-estar e segurança do paciente. Também é de extrema importância que o profissional médico executor do procedimento estético seja conhecedor da técnica de utilização correta do material, e esteja preparado para prontamente reconhecer, avaliar e conduzir possíveis efeitos adversos, bem como de realizar diagnóstico prévio de doença impeditiva do ato e da terapêutica.
  • Outras sugestões para pautas que serão discutidos no Congresso: O que há de novo no tratamento de melasma, Dermatologia pediátrica, Tratamento e diagnóstico de alopecias, Tratamento facial e corporal com bioestimuladores, Síndrome de ASIA (Síndrome autoimune/ autoinflamatória induzida por adjuvantes – preenchedores cutâneos),  Imunobiologia e Imunobiológicos no tratamento de dermatoses, Consequências do HIV na pele, Fios de sustentação, Atualização no tratamento da Rosácea, Marketing e Defesa Profissional: Respeito à Lei do Ato Médico e Aspectos, possibilidades e limitações do Código de Ética Médica.

Dr. Marcio Serra, Presidente do Congresso, afirma que “este é um congresso bastante especial, com forte programa científico. Estão programados: 10 cursos teóricos, 6 cursos teórico-práticos em vídeo, 16 cursos práticos, 9 sessões de discussão de Casos Clínicos com os Departamentos da SBD que abrangerão todas as áreas de interesse da Dermatologia, Painel de Procedimento ao Vivo (PPV), 47 simpósios, além de 10 aulas magistrais. Sessões especiais sobre temas em destaque, “Como eu trato”, mesas-redondas com especialistas que falarão sobre suas experiências em assuntos específicos com mais tempo para discussão também fazem parte da programação”, conclui o médico. Entre os temas a serem abordados estão os mais frequentes da rotina do consultório, como alopecia, acne, melasma, dermatoscopia e câncer cutâneo. O encontro ocorrerá no Windsor Convention & Expo Center, na Barra da Tijuca. Além dos palestrantes nacionais, o congresso contará com a participação de 6 convidados internacionais: Gottfried Lemperle (Alemanha), Toby Maurer (EUA), Martin Sangueza (Bolívia), Hema Sudaram (EUA), Samantha Guerra (Canadá) e Adilson Costa (EUA), representante de Relações Internacionais da SBD Nacional.

O Congresso, além do cunho científico, tem compromisso com a comunidade que o acolhe. Por isso, foram estabelecidas parcerias na área de responsabilidade social e ambiental, garantindo legado de educação, arte e música. A abertura do Congresso será realizada pela Orquestra Maré do Amanhã.

22º Simpósio Internacional de Neonatologia @Maksoud Plaza Hotel
set 11@8:00 – set 14@18:00

Entre os dias 11 e 14 de setembro, o Grupo Santa Joana reúne os principais especialistas em neonatologia do país e do mundo para o 22º Simpósio Internacional de Neonatologia, em São Paulo (SP). O evento, que está com as inscrições abertas, chega em sua 22ª edição consolidando-se como referência na discussão da área que envolve a medicina fetal e o recém-nascido até o 28º dia de vida.

O objetivo do simpósio é realizar um ciclo de atualizações e novos aprendizados para o corpo clínico relacionado aos cuidados intensivos neonatais, integrando os temas mundiais mais relevantes dessa área por meio de debates relevantes com profissionais de diversas áreas, como pediatria, obstetrícia e infectologia. A edição desse ano conta com mais de 20 sessões de palestras e conferências e, ainda, recebe quatro convidados internacionais para compor as discussões. A expectativa é que mais de 1.200 passem pelos quatro dias de evento.

Estão entre os convidados estrangeiros quatro especialistas de renomadas instituições americanas: Donna M. Ferriero, professora emérita dos departamentos de Pediatria e Neurologia da Universidade de São Francisco (Califórnia); Lisa Saiman, professora do departamento de Pediatria – Doenças Infecciosas do Hospital Infantil Morgan Stanley | Universidade de Columbia (Nova York); Lucky Jain, diretor do departamento de Pediatria da Universidade de Emory (Atlanta); e Patrick J. Mc Namara, diretor da divisão de Neonatologia do departamento de Pediatria da Universidade de Iowa (Iowa).

Participante da comissão organizadora desde a primeira edição em 2016, Dra. Edinéia Vaciloto Lima, neonatologista e responsável pela UTI Neonatal da Pro Matre Paulista, afirma que o Simpósio é referência no setor e que as conferências com os convidados internacionais são um dos pontos altos do encontro ao trazer informações novas para o meio médico pediátrico e neonatal brasileiro. “Este ciclo anual de novos aprendizados e renovação de conhecimentos é bastante importante para os profissionais presentes”, completa a especialista.

Na quarta-feira (11), das 8h às 18h, acontece o 2º Workshop da Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais. Para se inscrever no workshop é obrigatória a inscrição no 22º Simpósio Internacional de Neonatologia.

As inscrições podem ser feitas antecipadamente. No dia do evento é possível se inscrever a depender das vagas, que são limitadas.

set
12
qui
2019
I Congresso Mineiro de Cuidados Paliativos e Tanatologia @Associação Médica de Minas Gerais - Centro de Convenções e Eventos
set 12 – set 14 dia inteiro

A Regional Sudeste da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) irá realizar em 2019 o I Congresso Mineiro de Cuidados Paliativos e Tanatologia. Com inscrições abertas, ele ocorrerá na capital mineira entre os dias 12 e 14 de setembro.

O evento terá quatro cursos pré-congresso que ocorrerão no dia 12 de setembro, são eles Hipodermóclise, Intervenções na funcionalidade, Comunicação de notícias difíceis na terminalidade e Controle de Sintomas. A programação tem como base o “jeito mineiro de cuidar”, que segue agregador, acolhedor, mantendo os valores e tradições aliadas as inovações que chegam para somar. E tem como desafio integrar e expandir a rede de todos os serviços e iniciativas do estado.

MIGS 2019 – Minimally Invasive Gynecologic Surgery @Hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia
set 12 – set 14 dia inteiro

A cidade de São Paulo se prepara para receber, entre os dias 12 e 14 de setembro, um dos eventos mais aguardados do calendário mundial da ginecologia e uroginecologia: o congresso MIGS 2019 (Minimally Invasive Gynecologic Surgery).

O evento reunirá grandes nomes mundiais da cirurgia minimamente invasiva em ginecologia, inovação, alta tecnologia, experiência prática e discussões sobre os temas mais relevantes do momento. O programa incluirá cirurgias ao vivo, palestras, aulas, debates e cursos pré-congresso teóricos e workshops.

“Nos cursos pré-congresso, teremos a opção de treinamento em ‘fresh frozen specimens‘, atividade muito rara no país, além do Treinamento em Técnicas de uroginecologia e um importante workshop sobre o diagnóstico por Ultrassom e Ressonância Magnética da endometriose e adenomiose. Haverá também um extenso programa didático incluindo cinco cirurgias e ultrassom ao vivo”, informa o Dr. Maurício Abrão, um dos coordenadores do evento e um dos maiores especialistas internacionais em endometriose, doença que atinge mais de sete milhões de brasileiras e será um dos destaques do evento.

Em relação à endometriose, que pode levar até 12 anos para ser descoberta, o evento apresentará importantes inovações, como o workshop sobre as técnicas de diagnóstico por imagem da endometriose, estratégias de planejamento cirúrgico e novas opções terapêuticas e clínicas para o tratamento da endometriose e adenomiose, além de discutir o uso de algoritmos na detecção e controle da doença.

Entre os palestrantes, há nomes de grandes destaques no cenário internacional, como o alemão Hans Peter Dietz, atualmente professor da Universidade de Sidney e especialista em exames de imagem do assoalho pélvico, Dr. Francisco Carmona, da Espanha, especialista em endometriose, além dos ginecologistas italianos Mario Malzoni e Marcelo Ceccaroni. As inscrições estão abertas para médicos do Brasil e exterior.

set
13
sex
2019
9º Anestedu: Expandindo as Fronteiras da Gestão em Saúde e Anestesiologia @Astron Suítes
set 13 – set 14 dia inteiro

“Expandindo as Fronteiras da Gestão em Saúde e Anestesiologia” é o tema do 9º Anestedu, que ocorre nos dias 13 e 14 de setembro, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR). O evento, promovido pela WMC Anestesia, é composto por simpósio e workshop em centro cirúrgico. O workshop ocorre no dia 13, no Hospital Novaclínica, das 7h às 12h.

“Queremos reunir profissionais e experiências capazes de trazer novas perspectivas sobre a gestão da saúde e o papel da anestesiologia. Acreditamos que para construir novas soluções para o futuro do ecossistema da saúde é preciso a convergência de pessoas, ideias e disciplinas, que vão além do nosso horizonte do dia a dia,” diz o idealizador do evento, o anestesiologista Wanderson Machado Carvalho, diretor e fundador da WMC Anestesia.

Esta edição une um simpósio voltado a cirurgiões, anestesistas, gestores hospitalares e outros profissionais de saúde e um workshop em centro cirúrgico exclusivo para médicos anestesiologistas e residentes em anestesiologia. O workshop “Segurança, Inovação e Gestão em Anestesiologia para Centro Cirúrgico”, realizado no Hospital Novaclínica, disponibiliza 30 vagas. Serão demonstradas técnicas e tecnologias de ponta para segurança, inovação e gestão em anestesiologia guiada por metas e indicadores. Já o simpósio, que ocorre no período da tarde do dia 13 e durante todo o dia no dia 14, contará com profissionais de saúde e de gestão vindos do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia, Paraná e Santa Catarina.

Os especialistas apresentarão perspectivas a respeito do papel de gestores, médicos e profissionais da saúde, com foco na profissionalização e no aperfeiçoamento das práticas e no debate sobre a gestão de saúde nas instituições e os desafios para do ecossistema da saúde.

As inscrições já estão abertas. Os interessados podem optar em participar apenas de um dos eventos.

I Congresso Paraense de Cuidados Paliativos @Radisson Hotel Belém
set 13 – set 14 dia inteiro

Entre os dias 13 e 14 de setembro a Regional Norte-Nordeste da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) realiza na cidade de Belém (PA), o I Congresso Paraense de Cuidados Paliativos, com o tema “Cuidados Paliativos para todos: uma necessidade da Neonatologia e Geriatria”.

Tendo como base o juramento do Paliativista, o evento objetivo de abordar a comunicação empática e compassiva, acolhimento, abordagem centrada na família, respaldadas em competência técnica e ética, buscando sobretudo, alívio do sofrimento.

Elife Café: como automatizar sua clínica médica? @4º andar
set 13@10:00 – 12:00

O uso da tecnologia para facilitar a marcação de consultas e o relacionamento de instituições médicas com os pacientes será o tema do encontro “Elife Café: como automatizar sua clínica médica?”, a ser realizada em São Paulo (SP) no dia 13 de setembro. Voltado a empresários da área da saúde que atuam em consultórios e clínicas, o evento vai apresentar ao público mais informações sobre o uso de inteligência artificial na área médica, com destaque a plataformas como VozXpress e Apolo, esta última desenvolvida pela healthtech brasileira Ninsaúde.

O debate sobre o emprego de tecnologia proposto pelo Elife Café ganha relevância ante o fato de o Brasil ser um dos maiores mercados de saúde do mundo, com 453 mil médicos ativos, 300 mil estabelecimentos para atendimento e mais de 700 operadoras de planos. Atualmente, a expectativa de vida do brasileiro alcançou os 75 anos, com apenas 22,5% da população contando com plano de saúde, segundo dados de estudo Demografia Médica, realizado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) em 2018. Este aumento traz consequências aos sistemas público e privado, com uma demanda cada vez maior por marcação de consultas.

Para atender à procura elevada, processos rotineiros ligados ao cotidiano médico como agendamento de consultas, lembretes de compromissos como exames e até mesmo parte da gestão financeira já são automatizados. Estabelecimentos que utilizam a tecnologia como aliada para tarefas administrativas em ambientes médicos relatam benefícios tanto ao paciente quanto ao profissional de saúde, que pode manter o foco no seu ofício de origem, sem se preocupar com questões de gestão.

O software por trás de atendimentos automatizados funciona detectando uma mensagem de voz emitida pelo paciente, que é identificada por meio de um mecanismo alimentado por inteligência artificial. “A tecnologia, quando bem empregada, pode reduzir o transbordamento de linhas telefônicas em consultórios, clínicas e laboratórios”, afirma Helton Marinho, CEO da Ninsaúde. “Quando a gestão de clínicas envolve robôs um paciente pode ligar a qualquer hora do dia para marcar consulta, já que o atendimento não depende de horas de expediente regulares.”

Reagendar visitas também é possível por meio de tecnologias oferecidas pelas plataformas, o que reduz as ausências de pacientes a compromissos agendados. “A taxa de no show em saúde é muito alta, até mesmo em casos nos quais a pessoa tarde até dois anos para conseguir ser atendida. Ainda sim é possível que ela falte”, diz Marinho. “Com os robôs, é possível evitar este tipo de problema, já que eles podem ser programados para dialogar com um cliente e, por meio de uma linguagem natural e clara, encontrar a melhor solução administrativa.”

set
14
sáb
2019
11º Simpósio de Oncologia @Center Convention - Complexo Center Shopping
set 14@7:00 – 19:00

No dia 14 de setembro acontece em Uberlândia (MG) mais uma edição do Simpósio de Oncologia, evento que é uma iniciativa e promoção do Centro Oncológico do Triângulo – COT, do Grupo Oncoclínicas. Os participantes terão acesso a palestras, discussões, mesas redondas, apresentações de casos clínicos, além de uma apresentação musical que encerra o evento. As inscrições para a programação Médica e Multidisciplinar já estão abertas e podem ser feitas no site.

Além de médicos, estudantes e profissionais da área de saúde, toda a comunidade é convidada a participar do evento, que neste ano traz uma iniciativa inédita com palestras não técnicas visando o esclarecimento e conscientização sobre temas relacionados à saúde e ao câncer. Entre os assuntos que serão abordados estão: Câncer e mercado de trabalho, Dietas da Moda, Direitos do paciente com câncer, entre outros. Para participar do Simpósio nesta modalidade é necessário entrar em contato com a equipe do evento através do menu ‘Contato’ no site indicando o interesse.

Para a oncologista e diretora do Centro Oncológico do Triângulo, Valéria Ribeiro, oferecer a programação para a comunidade é uma grande conquista e um desejo antigo do COT. “Ao longo das edições nos preparamos e estudamos uma forma de trazer conteúdo relevante para a comunidade, compartilhando dicas e orientações de saúde com renomados especialistas. Acreditamos que será uma grande oportunidade para que a população esclareça dúvidas e adquira mais conhecimento sobre importantes assuntos do nosso cotidiano como as dietas da moda e os direitos da pessoa com câncer. Será imensamente prazeroso compartilhar esta experiência com a sociedade”, destaca a diretora.

A programação também conta com as atividades voltadas para as modalidades Médico e Multidisciplinar, orientadas por profissionais de renome nacional que abordarão temas pertinentes e novidades no tratamento do câncer. Entre os temas tratados estarão assuntos relacionados à Saúde da Mulher, Pulmão, Uro-oncologia, Cabeça e pescoço, Nutrição, Radioterapia e muito mais.

Inscrições

As inscrições das modalidades Médico e Multidisciplinar podem ser realizadas no site do evento, sendo que a quantidade de vagas é limitada. No dia do Simpósio, o credenciamento será feito apenas mediante a apresentação de um documento. No caso dos médicos será exigido o CRM, demais profissionais da saúde devem apresentar documento que comprove a atividade profissional e os estudantes um comprovante de matrícula em instituição de ensino.

set
16
seg
2019
Rio Info 2019 @Centro de Convenções SulAmérica
set 16 – set 17 dia inteiro

Manhã de apresentações dedicadas à inovação tecnológica no setor de saúde, a Health Tech vai marcar o primeiro dia do Rio Info, principal evento nacional dedicado à Tecnologia da Informação, realizado anualmente no Rio de Janeiro (RJ). No dia 16 de setembro, segunda-feira, os painéis abordarão temas que destacam a inovação tecnológica como aliada de competitividade, produtividade, conhecimento no segmento de saúde. O público participará de palestras com gigantes do setor, como a GSK, que está lançando o programa de conexão de startups Together; a The Green Hub, primeira aceleradora brasileira de startups no setor de Cannabis Medicinal; e a Associação Brasileira de Startups de Saúde.

Com o DNA da inovação sendo aplicado em todas as frentes, o evento, que está com inscrições abertas pelo site, inova também no valor do ingresso. Não há um preço estipulado, é o participante quem decide quanto vale estar presente em um evento, que é reconhecido por ser um espaço privilegiado para a troca de experiências e informações, favorecendo o estabelecimento de parcerias e negócios. O Rio Info 2019 reunirá nos dias 16 e 17 de setembro cerca de 3.500 empresários, empreendedores, profissionais que buscam novas oportunidades de mercado, estudantes e acadêmicos com uma ampla programação para conhecerem e apresentarem novas ideias.

De acordo com o coordenador-geral do Rio Info, Alberto Blois, desde a primeira edição, em 2003, o evento tem o propósito de ser inclusivo. E nesta edição surgiu a ideia de torná-lo mais acessível. “Queremos que todos possam participar e que o custo não seja um fator impeditivo. Este ano, resolvemos ir além e decidimos que o valor da inscrição será definido por cada participante. Não se trata de quanto custa, mas do valor percebido por cada um. Uma parte significativa da receita gerada pelas inscrições será destinada aos projetos sociais da Casa da Fraternidade Francisco de Assis em Duque de Caxias”, conta.

Entre os principais temas de destaque, as palestras abordarão a relação da tecnologia com os meios de Justiça e direito, de Saúde, Educação e Turismo, entre outros. A diversidade, a segurança digital, revolução das startups, comércio eletrônico, e o empreendedorismo geek são alguns dos destaques da programação.

“O Rio Info se consolidou como um evento que atrai pessoas das mais diferentes áreas de atuação e origens. Em 2018, recebemos delegações de 20 estados. Esperamos este ano avançar um pouco mais. Já estão confirmadas também delegações internacionais vindas de Portugal e Argentina”, disse Blois. “O evento não está restrito às empresas de tecnologia. Pelo contrário: há muitos anos, se tornou referência para empresas de praticamente todos os segmentos da economia que estão em busca de inovações e soluções tecnológicas para aplicar nos seus negócios”, acrescentou.

Em parceria com o Conselho Empresarial de Compliance da Associação Comercial do Rio de Janeiro, o Rio Info terá, pela primeira vez, um prêmio especial para as melhores tecnologias de compliance. “Nosso objetivo é estimular as empresas a estabelecer controles e utilizar ferramentas tecnológicas em seus programas de compliance”, explicou Blois.

Mais sobre a programação:

Salão da Inovação – Em sua 10ª edição, O Salão da Inovação acontece no dia 16 de setembro e terá programação repleta de atividades voltadas para integração entre investidores, mentores, empreendedores, academia e governo. Histórias de sucesso serão apresentadas no painel Empreendedores suas histórias e experiências. Há outro painel para apresentar programas de inovação/aceleração federais e os movimentos de promoção a para inovação. Startups pré-selecionadas terão a oportunidade de fazer seus pitches de venda para um grupo de mentores, investidores, acadêmicos e empresários.

NVIDIA AI Conference O NVIDIA AI Conference abordará temas como inteligência artificial, computação de alta performance e dará ferramentas aos participantes para criar experiências com significado a fim de atrair talentos, facilitar e apoiar o ambiente de desenvolvimento continuado, além de abordar formas diferentes e inovadoras para ampliar o conhecimento dos participantes.

Programação:

  • 9h30 às 09h40 – Boas Vindas/considerações inicias; Moderador: Alex Lucena – CEO da 4H Tecnologia em Saúde
  • 9h40 às 10h – GSK – Programa Together de conexão com startups; Eric Gallardo, Head of Digital Innovation, Data & Analytics
  • 10h às 10h20 – The Green Hub, 1ª Aceleradora brasileira de Startups no setor de Cannabis Medicinal. Palestrante: Marcel Grecco – CEO
  • 10h20 às 10h30 – Associação Brasileira de Startups de Saúde. Palestrante: Ihvi Aidukaitis – Presidente
  • 10h30 às 11h40 – Pitchs de Startups: 10 Startups a apresentar para uma banca avaliadora
  • 11h40 às 13h – Feedback para as Startups e divulgação das 3 Startups melhores pontuadas