A Famerp – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP) acaba de adquirir novas tecnologias para aprimorar sua área de pesquisas. A Plataforma de Sequenciamento de Nova Geração (em inglês, Next-Generation Sequencing – NGS), composta pelos equipamentos MiSeq (Illumina) e TapStation 4150 (Agilent Technologies), permite analisar uma grande quantidade de dados, contribuindo para a obtenção de resultados de alto impacto.
A plataforma, que resultará em ganhos significativos para os estudos desenvolvidos pela Instituição, deverá chegar em abril e será instalada no Laboratório Multiusuário (LMU). O investimento foi de R$ 750 mil.
Um dos principais trabalhos que serão desenvolvidos utilizando a nova plataforma estará relacionado ao novo Coronavírus (SARS-CoV-2, causador da Covid-19). Os pesquisadores vão utilizar o equipamento para verificar a diversidade genética do vírus, incluindo origem e dispersão, fatores de virulência e variabilidade genética, entre outros objetivos.
“Devido à sua rapidez, versatilidade e confiabilidade dos dados gerados, o sequenciador MiSeq tem sido amplamente utilizado, tanto pela comunidade científica internacional, quanto pelos grandes laboratórios clínicos no Brasil e no mundo, como uma ferramenta de auxílio ao combate da pandemia. O Sequenciador permite a obtenção de dados genéticos do vírus em poucas horas, auxiliando os pesquisadores em relação a vigilância epidemiológica e como o vírus tem se propagado e se espalhado pelo país. Também é possível utilizar dados genômicos gerados pelo equipamento para descoberta de novas variantes que possam surgir ao longo do curso da pandemia”, explica a Profa. Dra. Alessandra Vidotto, Coordenadora do LMU.
A Plataforma de NGS será utilizada em estudos de áreas como virologia, oncologia, genética, microbiologia, hematologia, oftalmologia, entre outras, como os trabalhos com Dengue e outras Arboviroses. “Um equipamento de extrema importância para toda a comunidade por agregar diversas áreas da Instituição, principalmente em um momento de crise sanitária por conta da Covid-19”, afirma Dulcimar Donizeti de Souza, diretor geral da Famerp.
“É uma aquisição muito importante para a nossa Instituição e foi conquistada com o empenho de pesquisadores, funcionários da contabilidade e direção da Famerp. A nova geração de sequenciadores genéticos está promovendo um avanço significativo em análises moleculares em diferentes âmbitos”, completa Dra. Alessandra.