Fórum da ONA discute qualidade em saúde e segurança do paciente

501

A importância do disclosure dentro das organizações; os desafios de implantação da farmácia clínica; cases de sucesso de gestão de riscos em instituição privada e pública. Esses foram alguns dos assuntos discutidos durante o 1° Fórum de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, promovido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) em parceria com o Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP), na South America Health Exhibition (SAHE), no último dia 13, em São Paulo (SP).

Profissionais de diversas áreas da saúde participaram de discussões acerca da segurança do paciente. De acordo com o Dr. Dario Fortes Ferreira, um dos palestrantes e fundador do IBSP, o cuidado deve estar sempre focado no paciente. “Precisamos mover-nos além de um sistema de saúde orientado à oferta em torno do que o médico faz, para um sistema centrado no paciente, orientado para o que o paciente precisa”, afirmou.

O disclosure é outro assunto que vem sendo amplamente discutido no Brasil e no mundo. Ele tem como base o fortalecimento e recuperação do vínculo. De acordo com Dr. Renato Vieira e a enfermeira Cristina Satoko Mizoi, da Beneficência Portuguesa de São Paulo o disclosure deve ser uma opção da instituição, não um ato heroico individual. “O fluxo do disclosure deve seguir na definição de quem o falará, o que será falado e para quem será falado. Sempre levando em consideração o luto, o vazio ou o medo do paciente ou familiar”, consideram.

Além disso, a importância da resiliência das organizações também foi exemplificada por meio de casos práticos sobre a gestão de riscos. Dois hospitais, um público e um privado, serviram para mostrar que é possível aprender com os erros e que o foco da gestão de risco é entender, priorizar e tomar as ações necessárias.

Casos práticos para mostrar os desafios da implantação da farmácia clínica e as quatro perspectivas que devem ser trabalhadas para garantir a sustentabilidade e qualidade do sistema de saúde, o quadruple AIM, também foram discutidas ao longo do Fórum.

Deixe seu comentário