A campanha “Natal solidário da Lourdinha – doar é um ato de amor”, realizada pelo Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) ganhou proporção além dos muros da unidade.
Sensibilizada com a iniciativa, na semana passada, a empresa Milhão Ingredients doou 302 caixas de leite longa vida, que foram captadas pela enfermeira Paula Christina. Com essa doação, a Maternidade conseguiu beneficiar duas instituições: o Residencial Professor Niso Prego – unidade de acolhimento que abriga em condição temporária, como medida protetiva, crianças e adolescentes (de 0 a 12 anos) vítimas de abandono, maus-tratos e violência – em Goiânia; e o Abrigo Comendador Walmor – instituição de longa permanência, que abriga idosos – em Aparecida de Goiânia.
As entregas nas instituições beneficiadas foram realizadas na semana passada, por um pequeno grupo de colaboradores do HEMNSL. As doações foram recebidas com muita alegria nos abrigos. “É muito bom contar com essa atenção e solidariedade para com nossas crianças. Gratidão a todos que contribuíram com essa doação”, disse Mauro Lúcio, técnico responsável pelo plantão do Residencial Professor Niso Prego.
“Creio que a campanha da nossa unidade desencadeou uma rede do bem, nos fazendo voltar os olhos a quem tanto precisa, especialmente em uma época que inspira amor, compreensão, solidariedade, acolhimento e cuidado com o próximo. Esse é o espírito do Natal”, avaliou a diretora operacional da maternidade, Juliana Paixão.
HEMNSL presenteia as mães internadas com kits de enxoval
O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) entregou, em 22 de dezembro, 25 kits de enxoval para as mamães que tiveram seus bebês e se encontram internadas na unidade. O kit é composto por itens básicos, de primeira necessidade ao recém-nascido. Contém dois conjuntinhos pagão, macacões, calças, cueiros, luvas, meias, sapatinhos, toalha, lenços umedecidos, fraldas, sabonete e pomada para assaduras
Os kits de enxoval foram doados pela senhora Renilde Máximo da Silva, uma colaboradora assídua da maternidade, com a colaboração de familiares e amigos. Ela fez questão de entregar pessoalmente, junto com a equipe do Serviço Social, visto que, no período da pandemia, ela não pode entregar pessoalmente. “Essa é a minha vida. Não me vejo sem essa ação. Além de dar dignidade a essas mães, ajudar o próximo é uma forma de me manter ativa e expressar minha gratidão pela vida”, destacou a voluntária.
Na oportunidade, as assistentes sociais da maternidade, acompanhadas de dona Renilde, fizeram oração junto com as mães e acompanhantes, e desejaram um feliz Natal para todos.
“Muito bom receber esse carinho. Só agradeço a todos”, disse Ângela Maria – de Leopoldo de Bulhões – e que ganhou a Davi no dia 21/12, na maternidade. “Que ação maravilhosa! Aqui só tenho recebido surpresas boas, desde o primeiro atendimento”, pontuou Lorrany Gomes – de Hidrolândia – e que teve a pequena Emelly no dia 21/12.
Segundo a coordenadora do Serviço Social, Lourdes Maria de Paula, passam pela maternidade muitas mães em situação vulnerável que às vezes chegam sem roupinhas para os recém-nascidos. A mobilização de pessoas como dona Renilde, que promove essa rede do bem, contribui muito para uma assistência mais humanizada. “Para nós é um privilégio poder contar com a solidariedade das pessoas. Com esse auxílio podemos promover um melhor acolhimento, dignidade e bem-estar às nossas usuárias, em um momento tão delicado em que precisam de amparo”, afirmou Lourdes Maria.