Com uma das taxas mais altas de câncer de próstata do país (quase um para cada mil habitantes), o Rio Grande do Sul possui uma das equipes mais experientes em cirurgia robótica. São mais de três mil casos atendidos e um dos melhores resultados da América Latina. É com esse time que médicos poderão fazer a formação para realizar procedimentos utilizando o robô. No mês do Novembro Azul, o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), retoma as atividades que se iniciaram em março e tiveram de ser interrompidas em função da pandemia.
Nesta sexta-feira (6) e no sábado (7), os participantes terão aulas teóricas e práticas, no bloco cirúrgico, das 7h às 18h, no Bloco C do hospital. A programação do curso segue até março de 2021, e a carga horária totalizará 120 horas de atividades. “Demonstração de cirurgia ao vivo só pode ser feita por equipe experiente e é um evento raro no país”, ressalta o coordenador do Núcleo de Medicina Robótica do Moinhos de Vento, urologista André Berger. A tecnologia de ponta é a mesma disponível nos principais centros de medicina de excelência do mundo.
O curso também marca a programação do Novembro Azul no Hospital Moinhos de Vento. “É mais uma iniciativa de promoção da saúde do homem. Os registros de câncer de próstata estão aumentando ano a ano no Brasil, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Então, precisamos educar nossos profissionais e conscientizar o público em geral”, alerta o chefe do Serviço de Oncologia do Moinhos, Sérgio Roithmann.
O oncologista ressalta ainda que o Hospital Moinhos é referência em tratamento do câncer e que, no caso específico dos tumores urológicos, possui, além da cirurgia robótica, exames e tecnologias de extrema precisão na radioterapia e na medicina nuclear.
O curso ainda tem vagas abertas, e a programação completa está disponível em cirurgiaroboticaurologica.eventize.com.br.
Curso diferenciado no sul do Brasil
O curso tem duração de seis meses e está dividido em módulos mensais, abordando os aspectos técnicos dos procedimentos robóticos urológicos, aprofundando os conhecimentos na tecnologia. Está prevista ainda uma imersão na University of Southern California (USC), em Los Angeles, instituição referência mundial em cirurgia robótica, com 50 horas de aulas teóricas e práticas. A atividade é opcional aos participantes da extensão.
O coordenador do Núcleo de Medicina Robótica do Moinhos de Vento ressalta que o curso supre uma lacuna importante na formação de cirurgiões robóticos no Brasil. “Com esta capacitação, esses colegas terão contato com o time que tem uma das maiores experiências do mundo em educação e disseminação de conhecimento nessa área. E terão a oportunidade de se familiarizarem com a tecnologia”, conclui André Berger.