“Os bons se multiplicam” é tema de Campanha do Junho Vermelho do IBCC

668

Não é novidade que a taxa de doadores de sangue no Brasil é baixa. Segundo dados de 2016 do Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue. Apesar de a estatística ter aumentado nos últimos anos, ainda é uma preocupação para bancos de sangue que abastecem hospitais e clínicas.

No IBCC, a campanha realizada este ano tem como tema: “Os bons se multiplicam”. Em média, 30 doadores por dia praticam o ato solidário que pode salvar a vida de até 4 pessoas numa única doação no Banco de Sangue do Hospital. Por mês são quase mil doadores e em torno de 200 doadores de plaquetas. A principal demanda do IBCC (mais de 95%) é para o setor de Transplante de Medula Óssea, mas quem doa contribui ainda para os mais diversos tratamentos de câncer.

A supervisora administrativa do Bando de Sangue do IBCC, Juliana Lima, explica que o ato de doar dura em média 15 minutos e a doação de plaquetas em torno de 1h15. “A doação é por si só um ato de muita solidariedade, ajuda amigos, parentes e a quem você nem conhece”, destaca.

O Banco de Sangue do IBCC é exclusivo para pacientes do Hospital e recebe doações de segunda à sexta-feira das 8h às 15h, na Avenida Alcântara Machado, 2.576 – Mooca. Mais informações: (11) 3474–4280 ou (11) 3474–4222 ramal: 1170. Junte-se ao time de doadores do IBCC. Confira os impedimentos de ser um doador em nosso site www.ibcc.org.br.

Requisitos básicos: Estar em boas condições de saúde; Ter entre 16 e 69 anos (16 e 17 anos podem doar com autorização legal dos pais, acompanhado por um adulto que se responsabilize durante a doação e mediante a assinatura do Termo de Consentimento fornecido pelo Banco de Sangue. Já os candidatos com mais de 60 anos e até 69 anos, podem doar desde que a primeira doação tenha sido feita antes dos 60 anos); Pesar no mínimo 50 kg; Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); Apresentar documento oficial e original com foto (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação).

Deixe seu comentário