A Psiquiatria Nutricional ainda pode ser considerada uma nova área na Medicina, mas tem despertado interesse entre médicos, nutricionistas, psiquiatras e psicólogos. Ela estuda a influência da alimentação na saúde mental e tem sido adotada no cotidiano de pacientes como prevenção e estratégia para o tratamento de transtornos mentais como ansiedade, depressão, além de doenças crônicas.
Estudos mostram que o cérebro afeta a saúde intestinal, e o intestino pode afetar a saúde cerebral. O intestino contém 500 milhões de neurônios que estão conectados ao cérebro por meio de nervos no sistema nervoso e o nervo vago é um dos maiores nervos que conectam o intestino com o cérebro enviado informações em ambas as direções.
Com esse enfoque, entre os dias 20 e 22 de outubro, em São Paulo, será realizado o 1º Workshop de Psiquiatria Nutricional, organizado por Marcus Zanetti (psiquiatra), Laís Murta (nutricionista), Bruno Zylbergeld (biólogo e microbiologista), Filippo Pedrinola (endocrinologista) e Daniela Seixas (nutricionista).
Segundo Laís Murta, nutricionista com pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional e Mestranda em Saúde na área de Psiquiatria Nutricional pelo Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, é possível identificar que algo não vai bem nessa comunicação entre intestino-cérebro através de sintomas como anemias e outras deficiências nutricionais crônicas. “É importante estar atento também a sinais de falta de energia e disposição, insônia, dificuldade de ganho de massa muscular, baixa imunidade, candidíase e infecção urinária de repetição, má digestão e alterações no fluxo intestinal”, explica.
O papel da alimentação no tratamento dos transtornos mentais
Para corrigir esses desequilíbrios, a alimentação é uma importante aliada. “A alimentação é o principal modulador da microbiota intestinal, uma vez que fornece os substratos energéticos (alimentos) para as bactérias simbióticas (boas), promovendo o equilíbrio da microbiota”, explica Laís. Ou seja, a modulação da microbiota intestinal pode ser uma tática para o desenvolvimento de novas opções de terapia para o tratamento das doenças mentais.
O workshop irá abordar as particularidades nutricionais e metabólicas dos principais Transtornos Mentais como: transtornos do humor, transtornos alimentares, ansiedade, psicose e autismo; o eixo Microbiota-Intestino-Cérebro e seus moduladores; a importância dos micronutrientes no humor e cognição: vitaminas, minerais e fitoquímicos; tipos de dietas, padrões alimentares e saúde mental, entre outros assuntos.
Organizado pelo GUTBRAIN Academy, o evento é voltado para profissionais de saúde interessados pelo tema, em especial nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, médicos e farmacêuticos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por aqui.