O secretário de estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, foi um dos médicos agraciados com a Comenda do Mérito Médico, criada em 1950, para contemplar profissionais da medicina que se destacam em suas áreas de atuação. A comenda foi entregue pelo presidente da República Michel Temer, ministro Osmar Terra, do Desenvolvimento Social e Agrário, Presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia e ministro da Saúde Ricardo Barros que se despediu do ministério na terça-feira (27).
Barros pontuou avanços do SUS como melhorias de gestão, no sistema de compras e na assistência farmacêutica lembrando que 70% da população de todo país é atendida pelo SUS.
Homenagens – Nísia Trindade presidente da Fiocruz e Rogério Abdala diretor de Gestão e Educação em Saúde do Ministério da Saúde, receberam a comenda no grau Grã-Cruz, concedida pós mortem também ao cirurgião Ivo Pitanguy, representado por sua filha Gisela Pitanguy. Também receberam esse grau de honraria, o ministro Osmar Terra que é médico, e o deputado federal Carlos Marato, médico e professor.
Na qualidade de grande oficial da comenda de Mérito Médico, Leonardo Vilela fez o agradecimento em nome dos médicos agraciados, lembrando do trabalho desses profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS), dedicando-se incansavelmente na tarefa de salvar vidas em todo o país. “Como bem lembrou o ministro Barros são 70% de mais de 200 milhões de brasileiros dependentes da saúde pública. O SUS precisa de avançar na gestão em todas os níveis e também precisa de mais recursos”, pontuou no discurso.
Currículo – Leonardo Vilela é médico pediatra, já foi secretário de estado em quatro pastas anteriores, deputado federal em três mandatos e membro de conselhos de empresas estatais do governo de Goiás. A experiência política e técnica o levou a ser eleito por aclamação, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, no último dia 23 de março.
O reconhecimento deve-se ao trabalho realizado frente à gestão da Saúde Pública de Goiás, onde, com a marca da transparência, tem efetivado a qualificação e a descentralização da saúde aos goianos.
Entre os programas de governo referência nacional para a área da saúde estão a gestão da rede própria hospital no modelo de contratualização com organizações sociais, o Conecta SUS um centro de informações e decisões estratégicas e o combate ao mosquito Aedes aegypti, a partir de uma operação de campo em parceria com a Defesa Civil, monitorada com sistema de georreferenciamento.
Desde 2015 frente à SES-GO, tem tocado um programa de obras que já entregou um hospital com 514 leitos, dois Centros de Recuperação de Dependentes Químicos e uma Unidade de Saúde Especializada, e conclui ainda este ano, outros dois hospitais de grande porte, duas Unidades Especializadas e dois Centros de Recuperação de Dependentes Químicos.