Hoje comemora-se o aniversário de um ano da primeira remessa de vacinas contra Covid-19 para o Brasil por meio do consórcio COVAX Facility. Em 22 de março de 2021, mais de 1 milhão de doses da vacina AstraZeneca-Oxford chegaram ao país.
José Manuel Barroso, presidente do conselho da Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi), que lidera a aquisição e entrega em escala para a COVAX, gerenciando a COVAX Facility e a Gavi COVAX Advance Market Commitment (AMC), comenta este marco.
“Há um ano, o Brasil recebeu sua primeira remessa de vacinas contra a Covid-19 da COVAX Facility. Desde então, a COVAX já entregou mais de 13 milhões de doses, contribuindo com os esforços do país em proteger sua população do Coronavírus, começando pelos mais vulneráveis.
Graças aos fortes serviços de saúde pública e um sólido legado de vacinação, em novembro de 2021 todos os adultos em São Paulo haviam recebido duas doses; e, até o momento, cerca de 75% da população do país está totalmente vacinada. O Brasil está agora desenvolvendo sua capacidade de fabricação e produzindo suas próprias vacinas contra Covid-19 com base em um acordo de transferência de tecnologia com a AstraZeneca.
“O Brasil e o mundo devem continuar atentos, pois essa pandemia ainda não acabou e já estamos vendo casos confirmados da nova variante Deltacron no país. O objetivo da COVAX é trabalhar para acabar com a desigualdade global de vacinas, ajudando os países que ainda não atingiram suas metas nacionais de vacinação a acessar e administrar quantas doses forem necessárias.”