Em meio à maior crise sanitária mundial, o Brasil ultrapassou a marca de meio milhão de médicos, uma população cada vez mais numerosa, mais jovem, mais feminina e distribuída de forma desigual entre as regiões, entre as especialidades médicas, entre os níveis de atenção e entre os subsistemas público e privado de saúde.
“Juntamente com o aumento do número de médicos, constatei também o aumento do número de prestadores de serviços que começaram a trabalhar com marketing médico. São jornalistas, publicitários, relações públicas e dezenas de pequenas ‘eugências’ atuando nesse nicho. Muitos profissionais neófitos no mercado, oriundos de outros nichos de atuação, geralmente, dos mais afetados economicamente pela pandemia de Covid-19”, afirma Márcia Wirth, especialista em Marketing Médico que conta com 20 anos de atuação exclusiva neste nicho.
Segundo Márcia Wirth, os profissionais que entraram nos últimos dois anos no nicho do marketing médico deparam-se com grandes desafios: um forte movimento contrário à atuação das agências de marketing médico e a falta de conhecimento do mercado, que é muito fechado e só compra por indicação.
“E há ainda uma característica muito marcante que impede o sucesso dos profissionais de marketing no nicho médico: o fato dos próprios profissionais não valorizarem o próprio trabalho, agindo apenas de maneira operacional, nada estratégica. Para solucionar essa dor, é necessário mudar o mindset desse profissional, apontar tendências, trazer a profissionalização e a inovação para dentro do negócio para melhorar os resultados”, defende Márcia Wirth.
Conhecer o mercado e melhorar processos
Márcia Wirth destaca que é muito importante que o profissional de marketing médico se fortaleça, invista na sua formação e na estruturação do seu negócio. “O profissional para ser bem-sucedido no marketing médico precisa monitorar sua performance, reunir dados sobre sua atuação, estabelecer metas, enfim, ter um panorama completo do próprio negócio para saber como alavancar os clientes e a si mesmo. E o mais importante: é essencial que o posicionamento seja de verdadeiro especialista. Essa sinergia de esforços pode mudar o caminho de um negócio e, principalmente, trazer mais lucros”, afirma a especialista em Marketing Médico.
Oportunidades no mercado
Para ser considerado estratégico, o profissional de marketing médico deve estruturar bem os seus serviços, fazer o próprio branding e ter um plano de negócios. “Repensar o modelo de negócio também é necessário. É preciso posicionamento. A mentoria individual, neste caso, é muito apropriada, pois pode alavancar o negócio do profissional mais rapidamente”, diz a especialista em Marketing Médico.
“Pensando nessas dores e na solução desses problemas, idealizei a #ClinicadeMarketingMedico, curso on-line com mentoria e material de suporte único para apoiar o desenvolvimento do profissional de marketing que trabalha com consultórios e clínicas médicas”, diz Márcia Wirth.
Especialização para atuar no nicho
O curso busca valorizar as competências, comportamentos e habilidades dos profissionais de marketing médico, difundindo e profissionalizando o empreendedorismo neste nico por meio do suporte à gestão, capacitação, encontros e mentoria. Conheça a estrutura do curso:
01) 08 aulas on-line, ao vivo, na plataforma Zoom, totalizando 20 horas. Início: 30 de março. Término: 30 de junho;
02) Documentos exclusivos serão fornecidos após a realização de cada aula on-line;
03) 03 horas de mentoria on-line exclusivas para cada participante, na plataforma Zoom, mediante agendamento prévio;
04) Bibliografia e filmografia obrigatórios;
05) Cursos complementares essenciais;
06) Grupo exclusivo dos participantes no WhatsApp para acompanhamento.
Conteúdo
O curso #ClinicaDeMarketingMedico tem como temas centrais o branding para profissionais de marketing, um panorama aprofundado do mercado médico, as normas que regulam a publicidade médica, a LGPD aplicada ao marketing médico, o passo a passo para criar e fazer ensaios fotográficos, sites e canais no YouTube para médicos e o mais importante: a possibilidade de criar novos serviços e infoprodutos no âmbito do marketing médico, como, por exemplo, treinamentos focados na equipe de atendimento da clínica.
Para 2022 estão previstas duas turmas do curso. A primeira inicia suas aulas no dia 30 de março, com término previsto para 30 de junho. Informações completas podem ser obtidas no link a seguir: www.marciawirth.com.br/profissional-de-marketing-medico.
Curso #ClinicaDeMarketingMedico
Capacitação em Marketing Médico
Público-alvo: jornalistas, publicitários, relações públicas e “eugências”
Inscrições até 30 de março
Informações: www.marciawirth.com.br/profissional-de-marketing-medico