Especialista americano realiza treinamento de manejo de crises agressivas em pessoas com TEA

As crises agressivas e de autoagressão em pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) são uma das preocupações de famílias e profissionais que cuidam desses indivíduos. Elas são comuns e podem acontecer em qualquer momento de suas vidas.

Neste mês, o Grupo Conduzir – clínica especializada e referência em intervenção comportamental de indivíduos com desenvolvimento atípico, principalmente aqueles que se encaixam no Transtorno do Espectro Autista (TEA) – vai promover um treinamento inédito no Brasil focado na prevenção e no manejo de crises. A ação contará com Seth Clark, BCBA (Behavior Analyst Certificarion Board) e gerente do Programa MCPP (Marcus Crisis Prevention Program), do instituto Marcus Autism Center, de Atlanta, Estados Unidos. O objetivo da clínica é trazer um profissional de referência internacional e com vasta experiência em manejo de crises agressivas, garantindo a maior e melhor qualificação aos terapeutas que atuam na clínica.

O treinamento será realizado para supervisores ABA do Grupo Conduzir, que estarão certificados como treinadores aptos a passar os conhecimentos para os demais terapeutas do Grupo, e até mesmo pais e responsáveis. O diferencial desse programa está na compreensão de que cada caso apresenta uma individualidade e, por isso, não há uma receita ou forma genérica de atuar nessa situação que pode ocorrer nos diferentes níveis de autismo e nas variadas faixas etárias. O programa de treinamento método define a prevenção das crises como objetivo principal, visando preservar a integridade física e psicológica do indivíduo, mas também aborda o manejo estratégico no caso de crises agressivas, de modo a proporcionar o menor dano à pessoa.

Julia Sargi, diretora técnica do Grupo Conduzir, ressalta a importância de um treinamento realizado por um profissional tão respeitado pelo mercado. “Todos os nossos profissionais já recebem treinamento para o manejo de crises agressivas, mas a experiência do Seth Clark vai agregar muito para toda equipe, e que será habilitada pelo programa em diferentes níveis, tornando o nosso time apto tanto para o manejo de prevenção quanto para o manejo da crise, para crianças e adultos.”

No Brasil os diagnósticos de TEA estão aumentando e ainda há poucos profissionais aptos para lidar adequadamente com a situação, tendo em vista a fundamentação na ciência ABA. A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é, comprovadamente, uma das abordagens mais eficazes para o desenvolvimento de indivíduos com autismo, uma vez que permite que o terapeuta possa conduzir a intervenção comportamental de forma mais natural, considerando a realidade de cada um. No caso das crises, a ABA permite que os profissionais atuem de forma preventiva, podendo evitar o seu desencadeamento e possíveis traumas decorrentes do manejo. Porém no país o número de profissionais e clínicas que possuem a certificação necessária para realizar a intervenção baseada nessa ciência ainda é baixo, representando uma preocupação para a categoria e, principalmente, para as pessoas que dependem desse serviço.

A diretora do Grupo Conduzir explica ainda que, atualmente, os programas que habilitam profissionais são escassos dificultando a formação em ABA dos terapeutas brasileiros e, consequentemente, fazendo com que seja pouco explorado e difundido o conhecimento a respeito de prevenção e manejo de crises agressivas. Por isso, a presença de Seth Clark é muito aguardada pela equipe do Grupo Conduzir. “Ficamos muito felizes pela oportunidade de nos aprofundar no tema das crises, pois é uma chance de proporcionar um atendimento mais assertivo e moldar uma equipe ainda mais resiliente, que atende à diversidade das pessoas, e, sobretudo, empática, características fundamentais nos serviços. Esperamos que a vinda do Seth abra as portas para a entrada de cada vez mais informações necessárias sobre TEA e, principalmente, sobre o manejo de crises, assegurando o melhor e mais completo atendimento para os nossos clientes”, ressaltou Julia.

O instituto Marcus Autism Center é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao diagnóstico e intervenção de crianças com autismo e distúrbios relacionados. O curso com Seth Clark vai durar quatro dias, entre 40 horas práticas e teóricas, e acontecerá no Rio de Janeiro.

Informações: www.grupoconduzir.com.br

Redação

Redação

2 thoughts on “Especialista americano realiza treinamento de manejo de crises agressivas em pessoas com TEA

  1. Bom dia, me chamo Marcondes, tenho um filho de 6 anos de idade,ele tem autismo, procuro um tratamento para ele que possa ajudar ele a falar e a se alimentar.ultimamente ele vem tendo crise,fica nervoso quando saio com ele e tudo mais vcs pode me ajudar? Eu agradeço se possível se não fico grato do mesmo jeito obrigado 11 96547 2667

    1. Olá, Marcondes! Somos um portal de notícias voltado a divulgar conteúdos da área da saúde, abastecido por jornalistas. Questões voltadas a tratamentos só poderão ser solucionadas por profissionais de saúde. Estimamos melhoras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.