A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro lança, nesta quinta-feira (8), as versões em inglês e espanhol do canal www.febreamarelarj.com.br. Voltadas para o público internacional, visitantes do estado do Rio de Janeiro, as páginas – que podem ser acessadas pelos endereços www.yellowfever.com.br (inglês) e www.fiebreamarilla.com.br (espanhol) – trazem perguntas e respostas sobre a doença, a vacinação e material da campanha #temquevacinar.
“É importante trazer informação precisa aos turistas estrangeiros, que procuram o nosso estado, neste momento de alta temporada. Queremos esclarecer as dúvidas e orientar quanto à necessidade de vacinação para quem visita o Rio”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.
A recomendação da SES é que pessoas que vão visitar ou se hospedar em regiões de mata, rios e cachoeiras, habitat natural dos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, vetores da doença, vacinem-se pelo menos dez dias antes de se deslocar para esses locais. Desde abril de 2017, a Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu todo o estado do Rio de Janeiro em área de recomendação vacinal contra a febre amarela.
“Nossa preocupação maior é com os turistas que pretendem ir a áreas de mata e cachoeiras ou participar de passeios ecológicos, como trilhas. Não há evidência da circulação do vírus da febre amarela em área urbana no Rio, mas em destinos populares como a Ilha Grande, em Angra dos Reis, e municípios da Região Serrana, já foi comprovada a presença do vírus causador da forma silvestre da doença”, alertou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.
No último dia 30, o secretário de Saúde apresentou a situação epidemiológica da febre amarela no estado e as ações da SES a cônsules e representantes diplomáticos dos Estados Unidos, França, Chile, Argentina e Canadá, além de dirigentes da indústria hoteleira do estado, com orientações aos turistas estrangeiros. No dia 2, representantes dos consulados do Equador, Argélia, Uruguai, Itália, Rússia, Japão, China, Alemanha, México e Espanha foram recebidos na Secretaria de Estado de Saúde também para esclarecer dúvidas e receber orientações.
Assim como o febreamarelarj.com.br, os canais yellowfever.com.br e fiebreamarilla.com.br possuem plataforma responsiva para computador e smartphone.