2020 não foi um ano favorável para a economia. Com a pandemia da Covid-19, a taxa de desemprego no Brasil chegou a 13,5%, um aumento de 1,6% quando comparado com 2019, como aponta o IBGE. Entre diversos setores afetados, o da nutrição foi um deles, visto que a busca por profissionais da área deixou de ser uma prioridade financeira para muitas pessoas. Frente a esse cenário, certas preocupações por parte dos nutricionistas começaram a se mostrar presentes e suas rotinas tiveram que ser readaptadas, fazendo com que soluções inteligentes e práticas para continuar com um atendimento de qualidade, mesmo a distância, se mostrassem necessárias.
Uma pesquisa recente da Dietbox, startup de nutrição, ouviu 402 nutricionistas cadastrados em sua base para entender como a pandemia afetou a rotina dos atendimentos. Enquanto 31,6% dos entrevistados relataram um acréscimo na taxa de cancelamentos e 16,4% tiveram que suspender o atendimento temporariamente, 23,6% registraram aumento no número de pacientes. Esse aumento pode ser creditado à liberação dos atendimentos on-line por parte do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN). A prática se mostrou necessária com o isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
André Piegas, sócio-fundador da Dietbox, explica que, por mais que as restrições de contato tenham atingido os consultórios em cheio, o atendimento on-line veio como uma alternativa para que estes profissionais pudessem manter seu trabalho em dia. “Com a solução, muitas pessoas que antes não tinham tempo para se locomover, se viram procurando acompanhamento alimentar pela primeira vez. Em meio a tantos males, podemos destacar o atendimento digital como uma saída que pode perdurar nos próximos anos”.
Quando questionados sobre as maiores dificuldades enfrentadas na nova rotina, não apenas as restrições de contato foram levantadas pelos profissionais – 41,5% deles apontam dificuldade na produção de conteúdo relevante nas redes sociais, 23,6% na prospecção de novos pacientes, 21,1% na fidelização de clientes e 6,7% na gestão da agenda. Além disso, os dados mostram que 65,1% dos profissionais atendem até 10 pacientes por semana – uma média de 2 atendimentos diários -, enquanto apenas 4,2% atendem mais de 26 pacientes.
Mesmo com a flexibilização da quarentena em voga, é importante que soluções virtuais – também impulsionadas pelas transformações digitais, sejam apresentadas tanto para os nutricionistas quanto para seus pacientes. Com isso, a Dietbox liberou em seu aplicativo as chamadas virtuais – serviço que teve a aderência de 79,3% dos profissionais que utilizam o software desde sua implementação.
“A procura por um nutricionista pode ser um grande aliado na hora de se manter saudável, principalmente, quando a espera pelo término da vacinação se faz presente. Manter o sistema imunológico em alta com a ajuda da alimentação é de suma importância, e nada melhor que o acompanhamento de um especialista para tal”, finaliza André.