No Brasil, cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida por ano, isso significa quase 6% da população. O suicídio é a terceira causa de morte entre os jovens brasileiros de 15 a 29 anos. Para debater esse tema, a Academia Nacional de Medicina (ANM) promove na quinta-feira (2), o simpósio online ‘Setembro Amarelo – Prevenção de suicídio’, com diversos especialistas do país e convidados internacionais.
Com a coordenação do acadêmico Antonio Egidio Nardi, o evento discutirá: Como prever que uma pessoa corre o risco de cometer suicídio? Transtornos de ansiedade; suicídio em tempos de pandemia por Covid-19; suicídio em jovens no Brasil; suicídio nos transtornos psicóticos, entre outros temas, que serão debatidos por especialistas nacionais e internacionais como a médica Fabiana Leão Lopes, do National Institute of Mental Health, da Brown University, dos Estados Unidos; Gustavo Turecki, da McGill University, do Canadá; e Mauro Carta, da Università degli Studi di Cagliari, da Itália. Além dos brasileiros, Flávio Kapczinski, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e dos jovens líderes médicos da ANM, Ives Passos (UFRGS), Pedro Mario Pan Neto (Unifesp), Raffael Massuda (UFPR), Rafael Freire, da Queen’s University e da UFRJ, entre outros convidados.
A ANM apoia a campanha Setembro Amarelo, da Associação Brasileira de Psiquiatria, e lança em suas redes sociais uma série de vídeos educativos, com consultoria do acadêmico Antonio Egidio Nardi. A ideia é falar do assunto, ajudar a prevenir os suicídios e salvar vida.
Evento: Setembro Amarelo: Prevenção de suicídio
Horário: Das 14h às 20h
Como acessar: canais Zoom/anmbr ou pelo Facebook/acadnacmed
Evento gratuito