Congresso DEIC 2022 terá atividades práticas sobre manejo da insuficiência cardíaca

Mais do que debates e palestras, o Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca DEIC 2022, que volta a acontecer na capital paranaense após 12 anos, terá três atividades de educação médica continuada para o aprimoramento do diagnóstico e assistência ao paciente. Serão duas práticas hands-on, uma que inclui um simpósio híbrido internacional, e um curso SAVIC (Suporte Avançado de Vida em Insuficiência Cardíaca). Para se inscrever, é necessário também ser participante congresso.

Pela primeira vez em dois formatos, digital e presencial, de maneira simultânea, o Congresso DEIC 2022 ocorre de 30 de junho a 2 de julho, no Expo Unimed, em Curitiba (PR), e contará com mais de 300 palestras com especialistas renomados da Cardiologia nacional e internacional. Entre os temas em pauta estarão o xenotransplante cardíaco, amiloidose cardíaca, miocardiopatias, síndrome cardiorrenal, cardio-oncologia, cardiopatias congênitas, miocardite, diabetes, doença de Chagas, fibrilação atrial, dispositivos de assistência ventricular (coração artificial), Covid e coração, entre outros.

A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site www.deic2022.com.br. Outras informações podem ser encontradas no Facebook e Instagram @sbcdeic e no Twitter @DEIC_SBC. Os participantes do Congresso DEIC 2022 podem se inscrever também nos seguintes cursos:

Curso Mini SAVIC DEIC

Voltado a médicos, residentes, estudantes de Medicina do último ano e enfermeiros, o Curso Mini SAVIC DEIC, coordenado por Dr. Pedro Barros, cardiologista e pesquisador do Hcor – Hospital do Coração, tem atividades e tutoriais baseados em casos reais de diferentes fases de atendimento da insuficiência cardíaca agudamente descompensada.

Para a aula são utilizados manequins e materiais e simulação em estações práticas com abordagens específicas para as fases inicial, intermediária e tardia da internação, além de práticas pós-alta para minimizar reinternações e melhorar o prognóstico.

O curso terá duas sessões, uma no dia 30 de junho (quinta-feira), das 14h15 às 18h30, e outra no dia 1º de julho (sexta-feira), das 8h15 às 12h30. Todos os participantes recebem um livro com metodologia didática mediante emprego de algoritmos e linguagem acessível aos profissionais da saúde de diferentes níveis. Mais informações e inscrições estão disponíveis no link www.deic2022.com.br/savic.

Hands-on ECMO

A aplicabilidade da ECMO venoarterial no choque cardiogênico, a fisiologia cardiovascular à beira-leito aplicada à ECMO e a técnica de canulação minimamente invasiva guiada por ultrassom serão os temas da hands-on ECMO na IC, que acontece no dia 1º de julho (sexta-feira), das 14h às 17h.

As práticas serão conduzidas pelo Dr. Vitor Barzilai, cardiologista intensivista do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal e membro do Grupo ECMO ED – ELSO e ELSO Latin America, e o Dr. Gustavo Calado, responsável pelo Serviço de Cirurgia Cardiovascular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

A atividade é voltada a médicos e residentes. As inscrições podem ser feitas pelo link www.deic2022.com.br/ecmo-na-ic.

Hands-on Ultrassom

O uso do ultrassom cardiopulmonar em diferentes casos clínicos de insuficiência cardíaca é o foco da oficina prática, que ainda terá um simpósio internacional híbrido com aulas expositivas do Dr. Hatem Soliman, consultor em Terapia Intensiva Cardiotorácica do Harefield Hospital (Londres), da cardiologista Dra. Luna Gargani, pesquisadora da Universidade de Pisa (Itália), do Dr. Giovanni Volpicelli, médico emergencista do Departamento de Emergência do Hospital Universitário San Luigi Gonzaga (Itália) e do cardiologista e ecocardiografista Dr. Marcelo Haertel Miglioranza, coordenador do Laboratório de Ecocardiografia do Hospital Mãe de Deus, coordenador do hands-on.

O simpósio abordará desde os aspectos básicos do ultrassom cardiopulmonar à aplicação do método nos pacientes críticos com choque cardiogênico. Na oficina prática, os casos serão baseados no diagnóstico diferencial da dispneia aguda e avaliação dos pacientes ambulatoriais e internados por insuficiência cardíaca.

Podem participar médicos e residentes. O Hands-On Ultrassom será no dia 2 de julho (sábado), a partir das 8h. As inscrições podem ser feitas no link www.deic2022.com.br/ultrassom-cardiopulmonar-aplicado-a-insuficiencia-cardiaca.

Curitiba é sede do Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca, que também ocorre em formato digital

Entre os dias 30 de junho e 2 de julho, Curitiba (PR) recebe o Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca DEIC 2022, promovido pelo Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Serão mais de 300 palestras que reunirão especialistas renomados da Cardiologia nacional e internacional para debater os principais avanços relacionados à insuficiência cardíaca.

Pela primeira vez, o congresso ocorrerá, simultaneamente, de maneira digital e presencial, no Expo Unimed Curitiba, permitindo a escolha do formato pelo participante. “Estamos em planejamento constante, buscando as melhores estratégias para que possamos atender os públicos que passam a se dividir entre o presencial e o virtual. Isso tem um enorme impacto, pois colegas que antes não acessavam nosso conteúdo por diferentes impedimentos, podem agora interagir. Nossa missão de atualizar os cardiologistas para o melhor tratamento da insuficiência cardíaca fica ainda mais ampla e diversificada”, afirma o cardiologista Dr. Miguel Morita, presidente do Congresso DEIC 2022.

Um dos principais temas discutidos será o xenotransplante, denominação para o transplante de órgãos feito entre diferentes espécies. Em janeiro deste ano, ocorreu nos Estados Unidos um transplante inédito de um coração de porco geneticamente modificado em um homem de 57 anos. Embora o paciente tenha falecido dois meses depois – as causas da morte ainda estão sendo estudadas e podem estar relacionadas à contaminação com um vírus suíno –, o caso representa um marco para a história do transplante cardíaco e abre perspectivas para o tratamento de pacientes com a forma grave da insuficiência cardíaca. “O transplante cardíaco traz um grande impacto na vida do paciente, mas a disponibilidade de órgãos é limitada. Transplantar um coração a partir de outra espécie é uma ideia antiga, mas é a primeira vez que foi realizado com sucesso, ainda que por pouco tempo. Isso abre novos horizontes e vamos discutir o que representa para a medicina no congresso em Curitiba”, observa Dr. Morita.

No Brasil, o transplante de coração ainda tem carência de doações. Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), existe uma estimativa anual da necessidade de 1.681 transplantes cardíacos, mas são realizados, em média, somente 332 procedimentos por ano.

Principal causa de hospitalizações por doenças cardiovasculares

Segundo o relatório Estatística Cardiovascular – Brasil 2021, publicado nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, entre 2008 e 2019 ocorreram mais de 3 milhões de internações no SUS devido à insuficiência cardíaca, o que representa um terço das hospitalizações devido a doenças cardiovasculares.

A insuficiência cardíaca, como a própria denominação sugere, é a falta de eficiência do coração em bombear o sangue pelo organismo, que pode ser causada por cardiopatias, hipertensão, diabetes, doenças renais, tratamentos oncológicos, infarto e outros problemas capazes de afetar o funcionamento do músculo cardíaco.

As palestras, mesas-redondas e discussões de casos clínicos colocarão em pauta o diagnóstico, tratamento e prognóstico de várias dessas doenças como amiloidose cardíaca, miocardiopatias, síndrome cardiorrenal, cardio-oncologia, cardiopatias congênitas, miocardite, diabetes, doença de Chagas, fibrilação atrial, dispositivos de assistência ventricular (coração artificial), Covid e coração, entre outros.

Em paralelo, os participantes ainda poderão se inscrever no curso prático SAVIC – Suporte Avançado de Vida em Insuficiência Cardíaca, no Hands On ECMO, que abordará a fisiologia cardiovascular à beira-leito aplicado à ECMO (Oxigenação por membrana extracorporal); e no Hands On Ultrassom, uma oficina prática do uso do ultrassom cardiopulmonar em pacientes com insuficiência cardíaca.

A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site www.deic2022.com.br. Outras informações podem ser encontradas no Facebook e Instagram @sbcdeic e no Twitter @DEIC_SBC.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.