Com o objetivo de garantir assistência e atendimento de qualidade às gestantes e puérperas, o Einstein promoverá, de setembro a outubro deste ano, o ciclo de treinamento virtual “Onda de Melhoria Rápida em Saúde Materna”. A iniciativa, conduzida em parceria com o programa MSD para Mães, da empresa biofarmacêutica MSD, tem como público-alvo instituições e profissionais de saúde de todo o Brasil que prestam assistência obstétrica.
A capacitação é oferecida gratuitamente e inclui sessões de aprendizagem e mentorias virtuais divididas em seis módulos. Para tanto, trará médicos e enfermeiros especialistas, que trabalham em projetos de melhoria em saúde materna, que irão abordar temas relacionados a processos assistenciais para redução de morbimortalidade materna.
As aulas e mentorias serão ministradas remotamente e acontecerão duas vezes por semana. O conteúdo programático traz temas como “Metodologia Ciência da Melhoria e Ciclos de PDSA”, “Pré-eclâmpsia na assistência pré-natal e hospitalar”, “Hemorragia pós-parto na assistência pré-natal e hospitalar”, “Sepse na assistência pré-natal e hospitalar”, “Ferramenta de identificação de deterioração clínica precoce” e “Equidade étnico-racial e mortalidade materna”.
Para Dr. Rômulo Negrini, coordenador médico da obstetrícia do Einstein, a obstetrícia não é engessada nem obsoleta como muitos acreditam – há muito a evoluir e, por isso, é relevante a dedicação a projetos que garantem este avanço no atendimento de gestantes e puérperas.
“Cerca de 92% dos casos de mortalidade materna ocorridas durante a gestação, parto ou puerpério podem ser evitadas, e a parceria do Einstein com a MSD tem o objetivo de capacitar o maior número de profissionais e instituições para diminuirmos esta taxa”, afirma Márcia Abadi, diretora médica da MSD.
As inscrições para o curso “Onda de Melhoria Rápida em Saúde Materna” poderão ser feitas pelo site, até 22 de setembro. Ao todo, serão 1.000 vagas disponibilizadas. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado digital.