Diante do colapso no atendimento causado pelo aumento de casos do novo Coronavírus em Manaus (AM), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein está doando R$ 4 milhões em insumos para a Secretária de Saúde do Amazonas.
No primeiro lote de doação foram enviados itens emergenciais para o apoio ao suporte ventilatório de pacientes com quadro de insuficiência respiratória causada pela Covid-19, como manômetro, tomada dupla e fluxômetro para oxigênio. Já no segundo lote, que chegou em 21 de janeiro, foram disponibilizadas seis toneladas de equipamentos de proteção individual (EPI). Entre eles, mais de 230 mil máscaras, incluindo descartáveis e N95, 20 mil unidades de protetores faciais descartáveis, cerca de 15 mil aventais, 250 mil luvas descartáveis e 10 mil unidades de macacões impermeáveis para contribuir com o trabalho dos profissionais de saúde.
As doações foram definidas de acordo com as necessidades expostas pela Secretaria de Saúde do Estado e são direcionadas aos hospitais escolhidos pelo órgão.
Em abril de 2020, a Sociedade enviou ao Amazonas 24 mil litros de álcool em gel e cem mil máscaras. Naquele período, o estado passava por um momento crítico devido à alta incidência de casos de Covid-19. Agora, quando o Amazonas atravessa um novo momento de dificuldade na contenção dos casos, não poderia ser diferente. “O Einstein tem como compromisso contribuir para a assistência à saúde de todos os brasileiros. Nossa organização está mobilizada para continuar ajudando no combate à pandemia”, afirma Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.
Desde o começo da pandemia, a instituição já doou mais de R$ 40 milhões em equipamentos de proteção individual (EPI) a quinze estados.