O Hospital do GRAACC, referência no tratamento do câncer infantojuvenil, acaba de ser certificado pela Sociedade Brasileira de Terapia Celular e Transplante de Medula Óssea (SBTMO) por participar do Registro Multicêntrico de Transplantes de Células – Tronco Hematopoéticas (TCTH) autólogos e alogênicos para doenças malignas e não malignas.
“É muito importante a participação do Hospital do GRAACC neste estudo, pois os dados encaminhados contribuem para que seja possível traçar um panorama dos transplantes realizados, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo”, comenta a Dra. Renata Fittipaldi, oncologista pediátrica e Coordenadora do Centro de Transplante de Medula Óssea do Hospital do GRAACC.
Os dados dos 33 centros brasileiros certificados pela SBTMO, são repassados ao Center for International Blood and Marrow Transplant Research (CIBMTR) para compilação, gerenciamento e análise e o retorno dos dados auxiliam cada centro com a avaliação e identificação de pontos de melhorias nos processos de Transplante de Medula Óssea (TMO) aprimorando, inclusive, os indicadores de qualidade das instituições.
TMO no GRAACC
O Centro de Transplante de Medula Óssea (TMO) do Hospital do GRAACC é considerado um dos mais avançados do país. Em 21 anos de atividade foram mais de 880 transplantes realizados como forma de tratamento das leucemias, o tipo mais comum de câncer em crianças, e de neuroblastomas de alto risco e tumores do sistema nervoso central. Esse período conferiu ao hospital a excelência no atendimento e realização desse tipo de procedimento.