O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), realiza o estudo clínico Grace para o desenvolvimento de uma vacina materna contra o vírus sincicial respiratório (VSR). O objetivo é avaliar se o imunizante aumenta o nível dos anticorpos que combatem o vírus em mulheres grávidas e se estes anticorpos são transferidos para seus bebês pela placenta. Para isso, o hospital está selecionando gestantes saudáveis entre 18 e 49 anos que estejam no segundo ou terceiro trimestre de gestação (entre 24 e 34 semanas).
O recrutamento é realizado pelo Instituto de Pesquisa Moinhos, que foi um dos escolhidos entre 169 centros de pesquisas de diversos países. O estudo é multicêntrico e deverá incluir cerca de 100 mil mulheres grávidas e seus bebês em todo o mundo.
“A infecção viral em crianças pequenas, recém-nascidas, pode ser muito grave a ponto de colocar a vida delas em risco. E o estudo busca, justamente, confirmar que se vacinarmos a mãe, o bebê vai ficar imune a essas viroses do trato respiratório no início da sua vida”, afirma Marcos Wengrover Rosa, pesquisador principal do estudo.
De acordo com o chefe do Serviço de Pediatria, João Ronaldo Krauzer, essa é “uma pesquisa de suma importância, pois se trata de um vírus de mortalidade significativa, principalmente no período de inverno, quando muitas crianças precisam ser internadas.”
A duração do estudo para a mãe termina cerca de seis meses após o parto. Para o bebê, o levantamento começa no nascimento e termina quando ele tiver 12 meses de idade. Os participantes serão escolhidos aleatoriamente, sendo que um grupo receberá a vacina e o outro, placebo. O imunizante será administrado em dose única, na primeira visita.
A seleção das voluntárias é realizada em conjunto com o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital. Segundo o chefe, Edson Vieira da Cunha, a vacina já foi testada e é segura para as mulheres e seus filhos. “O objetivo fundamental é vacinar a grávida para que ela passe anticorpos direto, pela placenta, para que o bebê nasça com essa imunização ativa que recebeu durante a gestação”, destaca.
Requisitos para participar do estudo
Estar em 24 e 34 semanas de gestação no momento da vacinação do estudo (visita 1), conforme estabelecido por:
- Data do último período menstrual (UPM) corroborada pela ultrassonografia (USG) do primeiro ou segundo trimestre, ou seja, em ou antes de 28 semanas de gestação.
- Somente USG no 1º ou 2º trimestre, se o UPM for desconhecido/incerto.
- UPM certo, corroborado por uma USG realizada após 28 semanas de gestação, também é aceitável.
O que é VSR
O vírus sincicial respiratório (VSR) é contagioso e parecido com um resfriado, que infecta as vias aéreas e os pulmões. Em alguns casos, ele causa problemas mais sérios para a respiração. A infecção por VSR se desenvolve em quase todas as crianças até dois anos de idade e é um dos motivos mais comuns de hospitalização de bebês nos primeiros meses de vida.
Para mais informações sobre a pesquisa basta contatar o hospital pelo telefone (51) 3314-2965.
Clique aqui e conheça os centros de recrutamento. A pesquisa tem como patrocinadores e colaboradores a GlaxoSmithKline e Investigadores, diretor de estudos, Ensaios Clínicos GKS – GlaxoSmithKline.