A realização do ecocardiograma funcional por pediatras tem se tornado uma ferramenta fundamental na avaliação não invasiva do coração nas unidades de terapia intensiva pediátricas e neonatais. O exame é realizado à beira do leito, fornecendo informações que possibilitam a monitorização eficiente do paciente crítico e a indicação mais precisa do parecer do especialista, no caso, o cardiopediatra.
Com o objetivo oferecer a esses profissionais conhecimentos básicos de ecocardiografia para a avaliação anatômica e funcional do coração, a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ) realiza seu I Curso de Ecocardiografia Funcional nos dias 10 e 17 de setembro. As aulas práticas e teóricas acontecem na sede do Pro Criança Cardíaca, em Botafogo, das 8h30 às 16h.
“Na maioria das UTIs pediátricas e neonatais, a função cardiovascular é avaliada por meio de frequência cardíaca, pressão arterial e sinais clínicos, como perfusão capilar. No entanto, essas informações acabam sendo insuficientes. A ecocardiografia funcional fornece dados importantes em tempo real, para maior suporte nas decisões clínicas e no tratamento”, reforça Dra. Flávia Gurgel, coordenadora do curso e presidente do Departamento de Científico de Cardiologia da SOPERJ.
Programação e inscrições: bit.ly/3Qwtwuq
Informações: secretaria@soperj.org.br e (21) 2531-3313/3314