Instituto Noitikos oferece serviços para crianças com déficit de aprendizagem a preços populares

Com a inflação em alta, os reajustes como de combustíveis e da cesta básica tem pesado o bolso do consumidor brasileiro. Somado a isso, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou no mês de maio um aumento de 15,5% nos planos de saúde individuais e familiares — o maior aumento desde o início da série histórica em 2000. Com tantas despesas, atividades importantes acabam sendo negligenciadas pelas famílias, como serviços de saúde e educação.

Na contramão e em auxílio aos pais de crianças com transtornos de aprendizagem, a cidade de São Paulo conta com o INAPE-Instituto Noitikos de Apoio ao Ensino, que oferece acompanhamento especializado para deficiência intelectual e dislexia, transtorno de déficit de atenção, autismo, transtorno desafiador opositor, TDHA e Síndrome de Down. O atendimento multidisciplinar é oferecido com valores econômicos, e muitas vezes, gratuito.

Cidoca Sabará, coordenadora dos projetos e diretora da Instituição, explica que o atendimento começa com neuropsicóloga e neuropediatra que fazem diagnóstico quando uma criança chega para intervenção. Depois, são encaminhadas a outros profissionais como psicóloga, terapeuta ocupacional e fonoaudióloga.

“Todos os nossos profissionais são especializados para trabalhar com transtornos. Iniciamos com quatro atendimentos: neuropsicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. Crescemos e hoje contamos ainda com uma psicomotricista, além de duas terapeutas ABA (Análise do comportamento Aplicada), método muito utilizado para o tratamento do espectro autista, mas que serve para outros déficits também”, explica a coordenadora. Cidoca Sabará cita ainda que, em alguns casos, as crianças e jovens podem frequentar o Instituto diariamente.

“Para socialização, temos os dois contraturnos: o maternal e o de 7 até 17 anos para esta finalidade e para aquisição de autonomia, trabalho em equipe, competências sócio emocionais — esses são os casos de crianças que vêm ao Inape todos os dias e ficam aqui. Temos alimentação, oficina de gastronomia, desenho, artes, balet, judô, informática, maquiagem, manicure, inglês e pensamos em espanhol também”.

Hoje, o Instituto Noitikos funciona na zona sul de São Paulo recebendo alunos de escolas da região, mas devido ao trabalho realizado, também acolhe estudantes de outros bairros e municípios. São 90 crianças atendidas, mas a ideia é ampliar para até 200 o número de beneficiados.

“Os pais não encontram lugares que tenham todos os possíveis atendimentos que a criança necessita em um único lugar. Fora o valor simbólico a pagar. Existem clínicas em que esse tipo de avaliação neuropsicológica que fazemos, custa caro, entre 2 a 4mil reais, mas cobramos o teto de 800 reais aqui, com duração de 4 a 6 semanas. Agora, com todo o custo de vida e ainda o aumento no valor dos convênios médicos, esperamos por um aumento na nossa demanda e estamos prontos para isso”, afirma Cidoca Sabará.

Serviços do Instituto Noitikos

⁃ Quantificar e qualificar as alterações detalhadas das funções cognitivas, com a finalidade de diagnosticar ou detectar os sintomas dos transtornos.

⁃ Investigar a natureza e o grau das alterações cognitivas e comportamentais.

⁃ Monitorar a evolução das intervenções multidisciplinares.

⁃ Planejar programas de reabilitação, voltados para as alterações cognitivas, comportamentais e da vida diária.

⁃ Avaliar, por meio de entrevistas (anamnese), testes neuropsicológicos ou de aprendizagem, que sejam quantitativos e qualificativos das funções cognitivas (atenção, percepção, memória, linguagem e raciocínio) e executivas (são um conjunto de habilidades necessárias para o controle e a autorregulamentação da conduta.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.