Assim como a saúde e a ciência, a arte também é um dos pilares da Rede Mater Dei de Saúde, que apoia e realiza anualmente diversos eventos artístico-culturais, com a promoção de consagrados e novos artistas, de vários segmentos da arte.
Na nova unidade da Rede, o Mater Dei Betim-Contagem (MG), um muro de quase 150 metros virou tela para o artista Davi de Melo Santos, conhecido como DMS. Com forte influência do surrealismo, o artista usa da sua bagagem e visão de mundo para pintar formas, criaturas e lugares em que “tudo é perfeitamente como eu acredito ser”.
“São mais de 20 anos pintando, com trabalhos espalhados em museus, galerias e muros ao redor do mundo. Países como Inglaterra, Itália, Alemanha, Taiwan, Tailândia e Palestina fazem parte do meu percurso”, conta o artista, resumindo a sua trajetória internacional.
No Mater Dei Betim-Contagem, DMS pintou um mural com diversas temáticas que estão alinhadas com a cultura da Rede e tem proporcionado arte ao ar livre para quem passa pela via expressa. “Por ser um muro bem comprido, era necessário o uso de várias imagens. Coletei algumas que fazem referência ao corpo, principal fonte de estudo na medicina, depois fui criando a composição de modo a gerar um equilíbrio autoral, e inclui algumas situações próprias do hospital, como o médico com a criança. Sempre com minha ideia de universo interior, sobreposição de imagens e bastante surrealismo.”
Davi vê de maneira positiva a parceria entre instituições como Mater Dei e artistas locais, na busca pelo fomento da arte e cultura: “Acredito no poder de cura das imagens, criar perspectivas onde antes era somente paredes auxilia no campo de visão interior. As cores têm ondas e frequências, e um hospital que abre espaço para isso é algo maravilhoso.”