A inédita parceria entre a Nobre Saúde, o Hospital Brasil e o Hospital Bartira para tratamento a pacientes com AVC (Acidente Vascular Cerebral), selada em 16 de agosto, rende agora a primeira alta, de uma mulher que havia sido acometida pela enfermidade. A paciente teve o retorno ao lar liberado nesta semana.
A paciente, que foi diagnosticada com o AVC no dia 5 de agosto, ficou 15 dias internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sendo posteriormente transferida para o quarto. Depois de parcialmente refeita do susto, ela, que tinha expectativa de ficar um mês tratando o problema, seguiu para reabilitação com a equipe multidisciplinar da Nobre Saúde.
Feliz em voltar para casa, a mulher sorriu ao ver a recepção das equipes médica e multiprofissional que a esperavam na saída. “Saio daqui andando e com vários movimentos. Cheguei aqui praticamente sem andar, só com apoio, e agora já ando sozinha, com certa independência”, diz a paciente, aliviada.
Radiante pelo sucesso da parceria e o início promissor da colheita dos bons frutos, já que a paciente retorna ao lar sem sequelas, Eduardo Santana, fundador e diretor da Nobre Saúde, comemora o trabalho conjunto das instituições de saúde, responsável por devolvê-la ao convívio normal com metade do tempo previsto. “É um dia muito feliz, porque a gente começou com o pé direito, na verdade, com os dois pés e as duas mãos, porque a paciente veio com a expectativa de ficar com a gente 30 dias e ela está saindo em 15, com todas as metas atingidas”, celebra.
Eduardo Gregorin Carabetta, coordenador de Neurologia dos hospitais Brasil e Bartira, informa que o protocolo de atendimento específico a paciente com Acidente Vascular Cerebral no Hospital Brasil (HMB) foi implantado em 2020. A medida, acrescenta ele, “garantiu a organização e treinamento de uma equipe especializada na assistência à doença, garantindo a oferta e o emprego das mais modernas modalidades de tratamento de forma a minimizar ou até mesmo reverter sintomas e sequelas do AVC”.
Durante o ano de 2021, afirma o coordenador, esse projeto evoluiu significativamente e se tornou um dos pilares da Neurologia do HMB. “Agora, em 2022, iniciamos a extensão deste programa para outras unidades hospitalares da Rede D’Or da região do ABC, e iniciamos e transformação deste protocolo em uma linha de cuidados completa, que veio a incluir, além do tratamento de fase aguda hospitalar, o direcionamento dos pacientes para programa completo de reabilitação na Nobre Saúde.”
“Nossa parceria já rendeu frutos e, logo no primeiro caso, observamos uma evolução muito mais rápida em termos de reabilitação e recuperação da independência da nossa paciente em relação ao que normalmente esperaríamos, considerando a gravidade e a extensão de seus sintomas”, celebra Eduardo Gregorin Carabetta.
A inédita parceria entre a Nobre Saúde, o Hospital Brasil e o Hospital Bartira proporciona atendimento e, posteriormente, tratamento a todos os pacientes de AVC que derem entrada tanto no Hospital Brasil quanto no Hospital Bartira.
Caso a pessoa que procure os estabelecimentos de saúde seja diagnosticada com AVC, equipe especializada formada por integrantes da parceria está à disposição do enfermo, com atendimento rápido e eficácia na identificação do problema para que, com isso, tenha a menor sequela possível. Ela passa por um programa completo de reabilitação multidisciplinar em que o objetivo é que retorne para casa com a maior autonomia possível. “Foi muito bom para mim”, encerra a paciente, refeita.
Parceria
A parceria entre o Hospital Brasil, o Hospital Bartira e a Nobre Saúde, inédita no Grande ABC, foi lançada em 16 de agosto para tratamento especializado a pessoas vítimas de AVC (Acidente Vascular Cerebral). O programa desses três gigantes da saúde da região oferece, com rapidez, organização e capacitação atendimento e, na sequência, tratamento às pessoas com AVC que derem entrada tanto no Hospital Brasil quanto no Hospital Bartira.
A finalidade, segundo os dirigentes do projeto, é o de que o acometido pela enfermidade tenha a menor sequela possível. Essa linha de cuidados visa diminuir ao máximo os prejuízos causados à saúde pela doença, maximiza a possibilidade do paciente de se reintegrar à vida normal. Tem início logo na suspeita ou já com o próprio diagnóstico de AVC, na emergência dos hospitais, na fase aguda da doença, passando para a etapa de reabilitação do paciente na Nobre Saúde antes de evoluir para a alta e o seguimento ambulatorial. É o padrão ouro do cuidado com o paciente.