Sete em cada dez cargos apresentaram aumento acima da inflação, aponta pesquisa recente realizada pela Michael Page, uma das maiores consultorias especializadas em recrutamento de média e alta gerência, parte do PageGroup. De acordo com o Estudo de Remuneração Michael Page 2023, 12 de 15 segmentos (seguros, secretariado, tecnologia da informação, logística, recursos humanos, marketing, jurídico, saúde, financeiro, agro, engenharia e bancário) figuraram entre os contemplados, num período marcado pela leve recuperação da economia e arrefecimento da pandemia. O levantamento revela ganho real salarial em 72% dos cargos avaliados, enquanto 17% dos cargos avaliados não apresentaram mudança de um ano para o outro. Aqueles que registraram queda somaram 11% das posições. Dos 903 cargos analisados, os que se destacaram entre os maiores aumentos foram: coordenador de PO (Project Owner) em fintechs com 55,2%; analista sistemas júnior, com 43% de alta e desenvolvedor, com 39% (Tecnologia).
“A economia voltou a se recuperar em 2022, depois de ter colecionado resultados abaixo do esperado em função de dois anos da pandemia. Essa retomada, ajudou na volta da confiança das empresas, gerando mais empregos e renda. O estudo nos traz claramente esse panorama, apontando ganhos reais salariais na grande maioria dos setores que monitoramos constantemente. Em contrapartida, segmentos como vendas, varejo e imobiliários viveram um cenário um pouco mais difícil, mostrando que a recuperação da renda ainda tem um caminho a ser trilhado. Mas o grande aprendizado nesse período é como o trabalho remoto transformou a vida das organizações, trazendo novos desafio aos gestores na atração e retenção de talentos”, explica Ricardo Basaglia, CEO do PageGroup no Brasil.
Para elaborar o estudo, a Michael Page consultou no ano passado 20 mil profissionais de todo o Brasil para entender quais são suas reais impressões sobre o mercado atual. Os executivos consultados ocupam cargos que vão desde posições de suporte à gestão até diretoria. A empresa procurou entender como os profissionais enxergam sua carreira, a posição do empregador no seu desenvolvimento profissional e outros fatores que completam a remuneração.
A partir dessa consulta, a companhia conseguiu traçar a remuneração mensal de 903 cargos em 15 setores (Engenharia & Manufatura, Logística, Varejo, Vendas, Marketing & Digital, Agro, Tecnologia da Informação, Jurídico, Saúde & Life Science, Financeiro & Tributário, Seguros, Bancos e Serviços Financeiros, Recursos Humanos, Imobiliário e Construção e Secretarial & Business Support). Os cargos foram listados em faixas salariais mensais que variam de acordo com a experiência do profissional (júnior, pleno, sênior ou coordenador) e porte da empresa (pequeno, médio ou grande).
12 de 15 setores estão com remunerações em alta
A maior parte dos setores pesquisados apresentaram mais cargos com alta na média salarial, segundo o Estudo de Remuneração Michael Page 2023. Estão nesta lista os segmentos engenharia, logística, marketing, agro, tecnologia da informação, jurídico, saúde, financeiro, seguros, bancos e serviços financeiros, recursos humanos, secretariado. Já os setores que se destacaram pela estabilidade salarial foram: imobiliário, varejo e vendas.
Também foi feita a análise dos cargos por setor para entender o percentual de profissões contempladas pela remuneração em alta ou estável:
Em alta
Seguros – 100% dos cargos tiveram aumento
Jurídico – 100% dos cargos tiveram aumento
Saúde – 100% dos cargos tiveram aumento
Agro – 100% dos cargos tiveram aumento
Bancário – 94% dos cargos tiveram aumento
RH – 86% dos cargos tiveram aumento
Secretarial – 84% dos cargos tiveram aumento
Logística – 80% dos cargos tiveram aumento
Engenharia – 78% dos cargos tiveram aumento
TI – 68% dos cargos tiveram aumento
Financeiro – 58% dos cargos tiveram aumento
Marketing – 48% dos cargos tiveram aumento
Estável
Imobiliário – 51% dos cargos tiveram aumento
Varejo – 39% dos cargos tiveram aumento
Vendas – 38% dos cargos tiveram aumento
Remuneração na Saúde
O mercado da saúde iniciou o movimento de saída da atuação emergencial em decorrência do Coronavírus, que se consolidará em 2023 com perspectivas ainda melhores para saúde humana, animal, serviços, medical devices e indústria farmacêutica.
Com a entrada de muitas healthtechs, o mercado da saúde tem se desenvolvido muito em tecnologias voltadas para sistemas organizacionais, gestão de Healthcare & Life Sciences pacientes, dispositivos e análises clínicas. A experiência do cliente, a gestão das informações e o ganho de produtividade dentro de operações complexas são temas em alta. O teleatendimento também veio para ficar, abrindo espaço para outros serviços como os laboratoriais em domicílio. No entanto, em 2023, os desafios de recrutamento permanecem os mesmos: garantir mão de obra qualificada em diversas regiões para um país continental e atrair profissionais para localizações específicas, especialmente centros menores.
Remuneração | Média |
Cargos que tiveram aumento | 100% |
Cargos que tiveram estabilidade | |
Cargos que tiveram queda |
Cargos que tiveram maiores aumentos salariais:
Gerente de Informações de Negócios BI/Efetividade: 20%
Gerente de Assuntos Regulatórios: 19%