Estamos em um importante momento de mudança de paradigmas e, em um mundo em constante transformação: interconectado, no qual fenômenos biológicos, psicológicos, sociais e ambientais são todos interdependentes. Este ano foi a maior prova disso.
2020 foi um ano diferente e apesar de tanto sofrimento e perdas, pode ter nos ensinado algumas lições importantes. Talvez o ensinamento mais importante: não há respostas simples para problemas complexos. Dra. Luz Loo reforçou a importância da troca de experiências entre os hospitais em compartilhar da forma com que estão lidando com a pandemia em seus serviços.
Percebemos, como disse na abertura do evento, Dr. Ramiro Narvaez (Presidente da Associação Boliviana de Hospitais) que nenhum sistema de saúde no mundo estava preparado para esta pandemia.
Orquestrado pela Sociedade Latino Americana de Hotelaria, sob regência da médica, Dra. Loo (Federação Peruana de Administradores de Saúde) com apoio do Prof. Marcelo Boeger (VP da AMTSBE) e da Eng. Esmeralda Palomino (Fundação Santa Fé de Bogotá).
Este encontro, que reuniu os maiores nomes do setor em mais de 10 países, abordou inúmeros temas que pretenderam estimular o debate técnico da hotelaria, tendo como pano de fundo, a humanização como um modelo necessário em todos os nossos hospitais. Não há lugar para um hospital que não seja humano. O hospital deve ser um local para o paciente ser cuidado, contemplado, compreendido, priorizado, cuidado, conectado e acolhido com cortesia, delicadeza, cuidado com comprometimento, esforço, gentileza e hospitalidade.
Para isso, precisamos de transformações nos valores e no modelo de sociedade que deve se interconectar, coevoluir e cooperar.
Dr. Jose Maria Maya (Presidente da Junta Colombiana de Acreditação em Saúde) terminou sua apresentação dizendo: “O essencial e simples e sensível.”
A hotelaria em Instituições de Saúde é um dos ingredientes desta mudança de modelo. Participamos ativamente da experiência, dos resultados e da segurança do paciente.
Há uma soma de esforços que exige uma mudança de modelo mental de todos que geram experiência ao cliente.
No terceiro modulo do evento, tivemos a participação de Miguel Herrera (Espanha) e a oportunidade de debater em uma mesa com arquitetos renomados como Arq Rafael Campos (Uruguai) e Arq. Lauro Miquelin (Brasil), sobre a necessidade da flexibilidade do edifício, na reinvenção de fluxos necessários para não parar as rotinas eletivas por conta do enfrentamento.
Este evento nos mostrou possíveis caminhos de transformação, com especialistas de vários países em questões urgentes que não podem esperar mais para serem implementadas.
No último dia do evento, tivemos a participação de nutricionistas, chefes de cozinha e gerentes de Alimentos e Bebidas, com destaque a nutricionista peruana Mariana Hermoza, Juliana Bragantini (Hospital Vila Nova Star) e o Chef argentino Maximiliano Varela, do Hospital em Ushuaia, que foi o anfitrião da edição deste evento em 2019 – apresentando possibilidades de uma gastronomia hospitalar arrojada apesar da pandemia.
Participando do evento, tivemos a presença de gestores de hotelaria de hospitais dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha,
França, Guatemala, Honduras, Mexico, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Boeger, no fechamento do evento, afirmou: “O gestor de Hotelaria por si só não consegue desenvolver sozinho a transformação que o hospital necessita. Mas é um dos catalisadores da mudança. Deve preparar suas equipes para a mudança e criar as condições para uma cultura de atuação que se concentre nas pessoas e que continue a transformar e recriar nossos serviços de saúde.”
Foi ótimo, eu fiquei encantada com as trocas de experiências contada no seminário.
Amei participar!!!.
Pena que não consegui meu certificado
😢