A maioria das pessoas das pessoas que desenvolvem a Covid-19 têm apenas sintomas leves de tosse e febre. Outros sintomas também são dor no corpo, dor de garganta, fadiga e dor de cabeça. Já em casos mais graves da doença, a respiração fica mais difícil e os pulmões comprometidos. A causa dos efeitos colaterais varia de pessoa para pessoa, podendo resultar na internação ou até a necessidade de uso de respiradores mecânicos.
De acordo com um levantamento do portal Covid-19 Brasil, a cada 10 internações, 4 são de jovens e adultos. Qualquer internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exige tempo para um paciente de recuperar. Nos casos de internados, as pessoas perdem massa muscular, sentem fraqueza e além disso, os músculos levam tempo para se fortalecerem novamente.
Segundo Aline Caniçais, fisioterapeuta da HTM Eletrônica – empresa pioneira na fabricação de equipamentos estéticos e de reabilitação física, a tecnologia pode ser uma excelente aliada para ajudar no restabelecimento do corpo no pós Covid. “Alguns aparelhos de fisioterapia para eletroestimulação muscular contribuem na melhora geral do estado físico. Uma pessoa que contraiu o coronavírus e ficou acamada, pode recorrer a esse tipo de tratamento para recuperar a musculatura e até alguns movimentos corpo”, explica.
Tratamentos de reabilitação física
Além de evitar lesões musculares e potencializar a hipertrofia, o STIMULUS PHYSIO, por exemplo, que é composto por correntes excitomotoras e terapêuticas, consegue promover a contração muscular. “Quando associadas a contração ativa da musculatura, proporcionam um tratamento global e garantem resultados efetivos, pois recrutam em torno de 40% a mais de fibras musculares que só o exercício ativo. Já as correntes terapêuticas do equipamento promovem melhora do desconforto do corpo, contribuindo para a recuperação da musculatura”, comenta.
A especialista ressalta que atividades focadas na coordenação entre partes do corpo e movimentos específicos, são essenciais para preparar o paciente para retornar às suas atividades. A reabilitação da musculatura melhora a flexibilidade e agilidade do corpo de quem contraiu o Coronavírus e até mesmo quem ficou muito tempo parado sem realizar exercícios físicos.