Em vez de um procedimento invasivo, uma biópsia líquida. A análise de fluídos corporais, como amostras de sangue, permite acompanhar, em alguns casos, o avanço de tumores nos pacientes, trazendo impactos no tratamento do câncer. Essa tecnologia inovadora aponta para o futuro da Oncologia — e será tema de evento do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), nesta terça-feira (28), às 19h.
O encontro online abordará a “aplicação das análises de DNA tumoral circulante na caracterização do câncer”, e integra o ciclo de palestras do Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Moinhos, que está discutindo temas relevantes da pesquisa clínica em Oncologia. O evento terá a participação de Alessandro Leal, médico oncologista responsável pela área de Medicina de Precisão do Hospital Israelita Albert Einstein.
“A biópsia líquida e a análise do DNA tumoral circulante são maneiras dos oncologistas observarem alterações moleculares do tumor, de forma precoce, específica e profunda. Esse é o futuro da medicina personalizada, para melhorar a terapia dos pacientes”, destaca o oncologista Pedro Isaacsson, coordenador médico de Pesquisa em Oncologia do Hospital Moinhos de Vento.
Essa tecnologia está sendo implementada na instituição, com a construção de um laboratório de biologia molecular. As inscrições para a palestra podem ser feitas no site dna-tumural-cancer.eventize.com.br