A idade biológica nem sempre acompanha a mesma contabilizada a partir da data de nascimento. Diversos fatores como, por exemplo, a falta de exercícios físicos e também de cuidado com a alimentação podem afetar, diretamente, este resultado, que já pode ser medido por exame criado por pesquisadores brasileiros da Biological Age, empresa brasileira de inovação e biotecnológica. Trata-se do BioAge Teste, tema a ser abordado no Seminário Internacional em Ciências da Longevidade Humana, realizado entre os dias 15 e 17 de outubro, no Renaissance Hotel, em São Paulo (SP), ocasião em que será apresentado a toda comunidade médica.
O teste em questão utiliza o DNA extraído de uma amostra de sangue que será avaliado por PCR. Assim é possível quantificar o número de pares de bases que formam os telômeros – responsáveis -, por proteger as pontas dos cromossomos que guardam todo o material genético. Cada vez que uma célula se divide, o telômero se encurta, até que quando muito curto não consegue mais proteger a célula e ela torna-se disfuncional.
Nesta avaliação, o comprimento dos telômeros é comparado com uma curva de referência, ou seja, com tamanhos de telômeros esperados para uma população de pessoas saudáveis. A partir dessa comparação, estabelece-se a idade biológica do indivíduo, que deveria ser sempre menor do que a idade cronológica (o ideal seria dez anos a menos).
Caso isso não ocorra, há maneiras de trabalhar o organismo a fim de que ele consiga reverter esse processo. Como? Realongando os telômeros. Portanto, nada está perdido: sempre é possível reverter o envelhecimento celular. Mudanças no estilo de vida e uso de suplementações indicadas por profissionais de saúde bastam para, por meio da epigenética, retardar o envelhecimento.
É hora de mudar o estilo de vida
Prática de atividade física regular, exposição ao sol para a produção de vitamina D e dieta equilibrada, entre outras coisas, são práticas capazes de ativar a enzima telomerase. Ela é a responsável por aumentar novamente os telômeros e assim manter suas células saudáveis e funcionais. Seja qual for o resultado do teste, a boa notícia é que sempre há como melhorar a saúde. Na maioria dos casos, o processo envolve a mudança no estilo de vida e suplementação personalizada.
O BioAgeTeste é um teste genético inovador, indispensável para entender melhor sobre o nosso corpo e nossa saúde, além de identificar riscos e prevenir doenças de maneira personalizada.
Apesar de ser uma inovação, trata-se de uma tendência mundial. Algumas clínicas nos EUA e países da Europa já usam esse exame como ponto de partida para as intervenções que visam melhorar a idade biológica.
Equipe
O projeto multidisciplinar da Biological Age é comandado por pesquisadores das áreas de Ciências Biológicas e Medicina com especialização em Genética e Biologia Molecular e Medicina Integrativa. Fazem parte os médicos Prof. Dra. Andréia Antoniolli, que atua na área de Medicina Integrativa há mais de 10 anos, Dr. Ian Antoniolli e os biólogos Dr. Adrivanio Baranoski e o Prof. Dr. Rodrigo Oliveira.
Seminário Internacional em Ciências da Longevidade Humana
Data: 15, 16 e 17 de outubro
Local: Renaissance Hotel São Paulo (Alameda Santos, 2.233 – Jardim Paulista)
Carga horária: 24 horas aula
Público alvo: Médico com CRM Ativo
Informações: longevidadesaudavel.com.br/seminario-internacional