Muito se fala sobre a transformação digital na área da saúde e da necessidade de rápida mudança de cultura de instituições e profissionais. Com os desafios enfrentados durante a pandemia, a utilização da tecnologia se torna cada dia mais importante. A Jornada do Paciente criada pela Elsevier com foco total no bem estar do paciente traz plataformas digitais com conteúdo científico baseado em evidências de apoio à decisão clínica, com soluções que farão a diferença no processo de cuidado e no suporte aos profissionais.
“É essencial entendermos que a transformação digital da saúde, ou Saúde 5.0 , tem como foco o bem-estar do paciente. O conceito de Jornada do Paciente criado pela Elsevier respeita as seguintes etapas: prevenção, diagnóstico, tratamento e cuidado em casa. A tecnologia pode e deve estar presente em cada uma delas, de modo a colaborar com a tomada de decisão dos profissionais que atuam em cada fase, para aumentar a assertividade do tratamento e engajar o paciente e as pessoas que o assistem fora dos hospitais e consultórios”, afirma Vitor Liberatori, Gerente de Produtos Sr. da Elsevier.
A pandemia mostrou que é possível acelerar a implementação de muitas destas etapas e o maior desafio da cadeia de saúde é a mudança do mindset. Como em diversos setores, existe a certeza de que a transformação digital já está em andamento. A integração da tecnologia e conteúdo baseado em evidências de suporte aos profissionais e aos pacientes para uma transição segura em todas as etapas já está se revelando o maior diferencial na evolução da cadeia de saúde.
“Num momento tão crítico e com a velocidade com que o conhecimento científico vem sendo atualizado, nós como provedoras de informação com tecnologia temos a obrigação de trazer informações baseadas em evidência para auxiliar toda a equipe clínica na condução da melhor interação com o paciente, garantindo assim o melhor cuidado. É humanamente impossível que se tenha todo esse conhecimento sem o suporte de uma solução clínica e de assistência ao profissional”, afirma.
A Elsevier é responsável por 25% do conteúdo científico verificado do mundo, incluindo publicações como a The Lancet. E investe constantemente em tecnologia para o desenvolvimento de plataformas com dados estruturados e inteligência analítica para apoiar profissionais de saúde de todo o mundo, com o objetivo de suportar as melhores decisões em diagnósticos e no cuidado com o paciente.