No dia 16 de maio, Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama, a UNACCAM – União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama, entidade social que completa 20 anos, lança campanha para arrecadar doações objetivando doar mamografias e biopsias a pacientes carentes com suspeita de câncer de mama.
A ideia é que empresas e pessoas físicas realizem doações para que a UNACCAM possa doar mamografias e realizar biopsias comprando agulhas.
Segundo Clarisia Ramos, presidente da UNACCAM, a entidade está fechando parceria com hospitais. “Levamos as agulhas do procedimento e o hospital realiza a biopsia. Hoje um kit de agulhas para mamotomia custa em média R$ 1.500,00”, destaca.
Até 2019, uma paciente do SUS com suspeita de câncer de mama ficava até 11 meses na fila para fechar o diagnóstico. “Essa demora no diagnóstico provoca o agravamento do câncer e quando ela consegue voltar ao médico a doença avançou do estádio 1 para 2 ou 3. Daí a necessidade de auxiliarmos as pacientes carentes a agilizar esse processo”, explica.
Câncer de mama no Brasil
No Brasil, o câncer de mama só fica atrás dos tumores de pele não melanoma, sendo este o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2021 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres, segundo o INCA – Instituto Nacional da Câncer.
Pandemia agravou casos da doença
Em 2020, muitos pacientes deixaram de frequentar os consultórios médicos por conta da pandemia pelo Covid-19. Devido à crise, especialistas estimam que o número de pessoas com câncer em estágio avançado deve ser ainda maior nos próximos dois anos. Segundo levantamentos recentes feitos por entidades médicas mostram que, nos primeiros meses da pandemia, 70% das cirurgias oncológicas foram adiadas. Além disso, estima-se que cerca de 75 mil brasileiros deixaram de receber diagnósticos neste período.
A UNACCAM foi fundada em agosto de 2001 por senhoras e pacientes do Hospital das Clínicas, que voluntariamente ajuda pacientes com câncer de mama. É pioneira no entendimento de que todo o voluntário deve ser capacitado para apoiar os pacientes e conscientizar as pessoas com propriedade no diagnóstico precoce.
Oferece informação qualificada para população em geral e capacitação dos voluntários como agentes multiplicadores de informação na saúde mamária, difundir a importância do diagnóstico precoce realizando pesquisas que beneficie a população e orientar os pacientes e seus familiares.
Live
A UNACCAM – União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama fará a transmissão da live ao vivo, pelo Instagram da entidade com o tema “O cenário do Câncer de Mama em São Paulo”, que acontecerá no domingo (16), Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama, das 10h às 10h45.