No cenário mundial é evidente o processo de transição demográfica, com o aumento no número de idosos e de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), muitas vezes descobertas tardiamente. Se por um lado a ciência vem progredindo e aumentando a expectativa de vida da população, por outro observamos a diminuição da discussão sobre a morte.
Com isso, em muitos casos, o aumento de expectativa da vida é realizado de forma artificial, trazendo ao paciente e sua família um sofrimento em vários aspectos: físico, psicológico, social e espiritual. Nesse contexto surgem os Cuidados Paliativos.
Cuidados Paliativos hoje é definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma abordagem que tem como finalidade melhorar a qualidade de vida dos pacientes, de suas famílias e de seus cuidadores, diante do sofrimento relacionado à sua saúde, proveniente de uma doença grave. Por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas. Esse suporte é realizado durante toda a trajetória da doença e até mesmo após o óbito, com a assistência ao luto.
Percebendo a importância deste serviço para o público, a Unimed Cascavel (PR) contratou uma consultoria especializada, o Grupo ASAS (Associação Sênior de Apoio à Saúde), para treinamento da equipe multidisciplinar e apoio na implantação da Rede de Cuidados Continuados, seguindo a proposta de atendimento em rede criada diretamente pela operadora.
“Trata-se de um programa de assistência ampla ao paciente com doença crônica e progressiva e a seus familiares, que busca melhorar a qualidade de vida, integrando aspectos psicológicos, sociais e espirituais”, afirma o Dr. Juliano Maximiano David, médico paliativista da Rede de Cuidados Continuados da Unimed Cascavel.
A fim de compartilhar o conhecimento sobre Cuidados Paliativos com outros profissionais da área médica, enfermagem, nutrição, psicologia, estética e religião/espiritualidade, médicos cooperados, residentes, acadêmicos e rede prestadora, a equipe da Rede de Cuidados Continuados da Unimed Cascavel realiza nos dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro o 2° Simpósio Interdisciplinar de Cuidados Paliativos, evento gratuito e online. Serão realizadas discussões sobre o trabalho multidisciplinar em Cuidados Paliativos, com a participação dos consultores do ASAS Health.
“A Rede de Cuidados Continuados da Unimed Cascavel teve seu piloto inaugurado em 2019 e desde então vem se consolidando como referência na área. Saber que o processo de ensino foi concluído com sucesso e que hoje eles auxiliam na disseminação do conhecimento é uma grande satisfação”, afirma Beatriz Souza, gerente de enfermagem do Grupo ASAS Health.
“O sucesso dos cuidados paliativos depende da coordenação por uma equipe multiprofissional bem treinada. Quando o foco é o cuidado multidisciplinar, quem ganha é o paciente”, avalia Celenir Teló, coordenadora da Rede de Cuidados Continuados da Unimed Cascavel.
“Um evento gratuito deste nível mostra a maturidade e compromisso da equipe local em tratar a sustentabilidade também de forma social, devolvendo para a sociedade a experiência exitosa de um projeto que já deu certo. O Grupo ASAS tem enorme orgulho de estar junto neste pedaço da história da saúde do Paraná e do Brasil, e Cascavel é um exemplo para todos nós”, diz o geriatra Douglas Crispim, CEO do Grupo ASAS.
O Grupo ASAS, fundado em 2015, atualmente expande seu modelo de gestão para o sistema Unimed, onde já conta com 6 singulares de referência, sendo 3 no Paraná.
Informações e inscrições: www.unimed.coop.br/site/web/cascavel/simposio-de-cuidados-paliativos
Referências:
1 – Strategic Action Plan toTackle Noncommunicable Diseases (NCD) in Brazil 2011-2022. Ministério da Saúde. Brasília,2012.
2 – The Economist and Intelligence Unit. The 2015 Quality of Death: Ranking palliative care across the world. 2015.
3 – OLIVEIRA, E. A. & SILVA, M.J.P. Autonomia em cuidados paliativos: conceitos e percepções de uma equipe de saúde. Acta Paulista de Enfermagem, 23(2), p.21-27, 2010.
4 – BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica