Referência em alta complexidade, o Hospital e Maternidade Santa Joana promoveu no último sábado, 2 de abril de 2022, a 26ª Jornada Internacional de Anestesia Obstétrica. Em formato virtual, o evento contou com a discussão interativa de dois casos clínicos e uma sessão de perguntas e respostas livres com os convidados internacionais.
O primeiro caso discutiu o acretismo placentário – condição clínica na qual a placenta não se desloca espontaneamente da parede uterina ao nascimento e não pode ser removida sem que ocorra um sangramento anormal e potencialmente danoso à vida. Desde 2020, o Santa Joana é a única instituição brasileira credenciada junto à Sociedade Internacional de Espectro de Acretismo Placentário (IS-PAS), grupo internacional voltado ao estudo desta patologia.
Já o segundo caso foi sobre pré-eclâmpsia, doença que causa aumento da pressão arterial e que pode se instalar de forma rápida em qualquer grávida durante a segunda metade da gestação ou até cerca de 10 dias após o parto. Ambas patologias estão associadas a elevadas incidências de morbidade e mortalidade materna.
Na sessão interativa com os especialistas internacionais foram abordados os temas hemorragia pós-parto, técnicas de analgesia de parto, bem como protocolos de recuperação em obstetrícia e protocolos de cuidados perioperatórios em gestantes de risco habitual e alto risco.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 830 mulheres morrem todos os dias no mundo por conta de complicações na gravidez e no parto. E entre os principais óbitos materno estão os causados por hemorragia, incluindo aqueles decorrentes do acretismo placentário e hipertensão (como a pré-eclâmpsia).
“A prevenção, a antecipação de riscos, o diagnóstico precoce e o cuidado de uma equipe multidisciplinar altamente especializada são fundamentais para que possamos conquistar cada vez mais melhores resultados maternos e neonatais”, salienta Dra. Mônica Maria Siaulys, diretora Médica do Grupo Santa Joana. “Outro ponto de destaque nas linhas de cuidado das pacientes obstétricas é a preocupação com a saúde mental”, completa a médica.
A 26ª Jornada Internacional de Anestesia Obstétrica do Hospital e Maternidade Santa Joana contou com a participação de grandes nomes da Anestesia Obstétrica mundial, como Emilia Guasch Arévelo, membro do Comitê Obstétrico da Federação Mundial de Sociedades de Anestesiologistas (WFSA), Comitê de Equidade de Gênero da Sociedade Europeia de Anestesia (ESA), Comitê Internacional de Nomeações da Sociedade Europeia de Anestesia (ESAIC); Pervez Sultan, professor associado em Anestesiologia na Escola de Medicina da Universidade de Stanford (Califórnia/EUA), professor associado do Hospital Stanford e Hospital Infantil Lucile Packard e anestesiologista do Departamento de Anestesiologia, Medicina Perioperatória e da Dor; e Heather Nixon, chefe da divisão de Anestesia Obstétrica da Universidade de Illinois (Chicago/EUA) e membro do Comitê de Segurança e Educação do Paciente da Sociedade Americana de Anestesia.
Também, participou do evento a Dra. Marina Cestari Rizzo, responsável pelo Serviço de Anestesia Obstétrica do Hospital e Maternidade Santa Joana e do Hospital e Maternidade Santa Maria, que moderou a sessão sobre atualização do protocolo de pré-eclâmpsia.
A evento contou, ainda, com a 2ª Edição do Curso Online de Atualização em Anestesia Obstétrica desenvolvido pelo Hospital e Maternidade Santa Joana.