Santa Casa de Itanhandu inaugura Centro de Terapia Oftalmológica

Referência no atendimento médico-hospitalar na região Sul de Minas Gerais, a Casa de Caridade Dr Rubens Nilo, também conhecida como Santa Casa de Itanhandu, inaugura no próximo dia 08 de abril o seu Complexo Hospitalar Oftalmológico, em parceria com o Hospital de Olhos do Sul de Minas Gerais (HOSMG). A ala, equipada com tecnologia de ponta da alemã ZEISS, especialista em soluções para a saúde dos olhos, deve atender aproximadamente 3.200 pessoas por mês.

Com investimentos na ordem de R$ 3,2 milhões, o centro tem como principal objetivo prover uma saúde pública de qualidade em oftalmologia, atuando na prevenção, tratamento e reabilitação visual de pacientes em todas as faixas etárias. O atendimento médico e cirúrgico será realizado por profissionais do HOSMG, que conta com serviço de alta complexidade, por credenciamento Federal, sendo referência direta para toda macrorregião sul do estado.

Os pacientes atendidos no novo Complexo contarão ainda com o que há de mais moderno em termos de tecnologia. Destaque para equipamentos como o analisador de campo Humphrey®, que identifica defeitos do campo visual para fins de triagem, monitoramento e auxílio no diagnóstico e tratamento de doenças oculares como o glaucoma e distúrbios neurológicos relacionados; o OCT CIRRUS®, que faz tomografia computadorizada dos olhos em menos de 10 segundos, e permite uma visualização não invasiva de estruturas como a retina e sua vascularização; e os microscópios cirúrgicos OPMI Lumera i® e OPMI Lumera 300®, que permitem visualizar complexidades da anatomia ocular e facilitam o reconhecimento de diferentes estruturas e fluidos.

“A inovação faz parte de nosso DNA e ficamos imensamente honrados por saber que nossos equipamentos colocam a Santa Casa de Itanhandu na vanguarda tecnológica da oftalmologia mundial, ao mesmo tempo em que garantem segurança diagnóstica clínica e excelência cirúrgica, sempre com a maior previsibilidade possível para os especialistas do HOSMG e seus pacientes”, ressalta Guilherme Haddad, diretor da divisão médica da ZEISS Brasil.

Atualmente, os casos oftalmológicos correspondem a aproximadamente 50% de todos os atendimentos realizados na Santa Casa de Itanhandu. Com a inauguração do Complexo, o volume de pacientes atendidos deve dobrar. O novo prédio conta com cinco consultórios médicos, três salas de exame, sala de campo visual, sala de laser, sala de lente de contato, bloco cirúrgico com duas salas amplas e uma sala anexa à Santa Casa, área administrativa, anfiteatro, área de repouso médico, e centro de estudos.

“A sobrecarga física da Santa Casa vinha sendo percebida há anos. O volume de pacientes oftalmológicos atendidos já não era mais compatível com o espaço disponível. Com a inauguração do complexo passamos a contar com toda a estrutura necessária para um grande serviço de oftalmologia clínico cirúrgico. Iniciamos assim um novo ciclo que preza por excelência e responsabilidade em atendimento público”, salienta Wagner Pereira, Diretor Administrativo do Hospital de Olhos do Sul de Minas Gerais.

“Essa nova fase trará consultórios modernos, com recurso de registro de imagens, telemedicina, um centro de diagnóstico robusto. O novo bloco cirúrgico permitirá o aumento do volume e conta com câmeras e televisões de alta definição, que serão utilizadas no ensino da oftalmologia. O anfiteatro conta ainda com sistema de áudio e vídeo, e internet de alta velocidade. As áreas de repouso médico foram projetadas para dar a equipe uma sensação de estar em casa, garantindo também o bem-estar dos profissionais, que atuam durante longos turnos”, reforça Claudio Rubens Pinho Nilo, Provedor da Casa de Caridade Rubens Nilo.

A inauguração do Complexo Hospitalar Oftalmológico foi possível graças a parcerias público-privadas, como explica a Secretária Municipal de Saúde, Aline do Nascimento e Silva. “Consolidamos em 2022 a construção de uma ala hospitalar específica para a oftalmologia, incluindo centro cirúrgico exclusivo, além de auditório com recursos fundamentais para as atividades de ensino e pesquisa, graças à uma forte parceria público-privada. Temos muito orgulho de todos os desafios vencidos para chegar a esse resultado e esperamos ampliar ainda mais nossas ações, de forma que toda a população seja beneficiada com um serviço de excelência, alta qualidade e tecnologia”.

Além do maior serviço de oftalmologia da região, as atividades voltadas ao ensino médico na Santa Casa de Itanhandu também merecem destaque. “O HOSMG vem se consolidando gradativamente como um importante centro de ensino e pesquisa no estado de Minas Gerais desde o início do programa de Residência Médica em Oftalmologia, credenciado pelo MEC no ano de 2021. Em 2022 inicia-se uma nova etapa, com o lançamento do Programa de Sub-especialização – “Fellowship” em Catarata”, conta Pereira.

A inauguração oficial do Complexo Hospitalar Oftalmológico acontece na sexta-feira (8) e conta com a presença de representantes da prefeitura municipal de Itanhandu, do Ministério da Saúde, da ZEISS, do Hospital de Olhos do Sul de Minas Gerais e da Casa de Caridade Rubens Nilo.

Informações: clique AQUI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.