A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) vai realizar o exame anual de titulação no Royal Palm Plaza, em Campinas (SP), na semana que vem, nos dias 21 a 23 de março, para um total de 918 médicos que precisam passar por várias provas para que façam jus ao título de Ortopedista.
José Octavio Hungria, que dirige a Comissão de Ensino e Treinamento, responsável pelo exame, explica que contará com 550 examinadores. Eles aplicarão as provas escrita, oral, exame físico e atitude, de habilidades e de anatomia. A prova contará ainda com a ajuda de recrutas do Exército brasileiro, que farão o papel de ‘pacientes’ nos quais os candidatos à titulação farão os exames físicos determinados pelos examinadores.
Nessa prova, o examinador diz ao candidato que o ‘paciente’ está com dor no ombro, por exemplo, e o médico precisa fazer o exame físico condizente com o problema apresentado e as perguntas cabíveis. Outra prova é feita com ossos e tendões plásticos e de borracha, nos quais os candidatos precisam demonstrar, por exemplo, como fixar uma fratura.
O exame – TEOT – é considerado um dos mais completos para a concessão de título de especialista, tanto que serviu de modelo para as provas de outras sociedades médicas. O presidente da SBOT, Moisés Cohen, explica que as provas precisam ser muito completas e rigorosas, pois ao conceder o título de Ortopedista, a entidade que dirige está dando um aval, certificando para a população brasileira que o médico aprovado tem a capacitação e a habilidade necessárias para prestar o atendimento que o paciente tem direito de esperar.
Uma das características do TEOT é que participam não apenas os examinadores, professores e profissionais experientes de todo o Brasil, mas também futuros examinadores, que acompanham os exames num aprendizado para que nos próximos anos possam se incorporar à equipe que aplicam as provas. Esses futuros examinadores são indicados pelos Serviços de Ortopedia de vários Estados brasileiros que, credenciados pela SBOT, preparam os médicos residentes para a prova de titulação.