Dentre as estratégias de controle às doenças associadas ao papilomavírus humano (HPV), estão a vacina e atitudes de promoção de hábitos sexuais saudáveis. O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), participa de uma importante pesquisa que tem como objetivo avaliar marcadores moleculares relacionados ao desenvolvimento de cânceres associados ao HPV, com ênfase no câncer de cabeça e pescoço na população brasileira em geral e em jovens na faixa dos 16 aos 25 anos.
Em curso desde o final de 2020, o projeto está sendo realizado em parceria com a pesquisadora Mariana Brait, da Johns Hopkins Medicine International, que realiza um mapeamento das alterações genéticas associadas ao câncer de cabeça e pescoço em jovens brasileiros. “Aglutinar o que temos de melhor em pesquisa e estrutura permite, aos estudos desenvolvidos pela parceria da Johns Hopkins e do Hospital Moinhos de Vento, uma contribuição de enorme valia ao tratamento oncológico, com ênfase no câncer de cabeça e pescoço. Afinal, quanto mais precoce o tumor for descoberto, melhores são os índices de cura — e queremos buscar a celeridade nesse processo”, afirma a líder da pesquisa pelo Hospital Moinhos de Vento, a epidemiologista Eliana Wendland.
Para traçar um panorama da relação entre câncer e o HPV, o Hospital Moinhos promoverá, na sexta-feira (10), um evento científico online reunindo especialistas que apresentarão temas como aspectos clínicos e considerações cirúrgicas sobre sobre HPV e tumores de cabeça e pescoço, vacina e carcinogênese viral — processo de formação do câncer, caracterizado por ser uma proliferação anormal de células. Além das pesquisadoras Mariana e Eliana, compõem a lista de convidados o head de Pesquisa em Oncologia do Hospital Moinhos de Vento, Pedro Isaacsson, o ginecologista e obstetra da instituição, Valentino Magno, o médico cirurgião de cabeça e pescoço, Daniel Sperb, e as oncologistas Fernanda Casarotto e Alessandra Morelle.
O evento, que integra a programação do Moinhos Science Symposium, pode ser acompanhado a partir das 14h no canal da Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento no YouTube. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site da instituição.
Pesquisa em HPV
O Hospital Moinhos de Vento desenvolve duas pesquisas sobre o papilomavírus, coordenadas pela epidemiologista Eliana Wendland. O Estudo POP-Brasil, que tem por objetivo avaliar o impacto da vacinação contra o HPV no país, identificou que metade dos jovens na faixa etária de 16 a 25 anos possuem a infecção. Além disso, para avaliar o impacto da imunização e fortalecer a estratégia de vacinação, o hospital coordena o ‘Estudo Epidemiológico Sobre a Prevalência Nacional de Infecção pelo HPV’, também pelo PROADI-SUS.
A outra pesquisa tem como foco avaliar a associação entre o câncer de orofaringe, o HPV e diferentes hábitos de vida da população brasileira, em iniciativa presente em todas as regiões do país. Os resultados, além de trazerem importantes informações para o desenvolvimento da ciência nesta área, também fornecerão subsídios para a implementar políticas públicas para o enfrentamento do papilomavírus no Brasil.
Ambos são executados por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), uma parceria do Hospital Moinhos de Vento com o Ministério da Saúde e diferentes instituições parceiras. Até o momento, os estudos já incluíram mais de dez mil pessoas.