Promover saúde integral e bem-estar; fortalecer ecossistemas e organizações de impacto; e estimular o engajamento social e a filantropia. Estes serão os três eixos estratégicos do Instituto Sabin, definidos de forma co-participativa com os públicos envolvidos nas ações.
“Escutamos stakeholders internos e externos ao Instituto, incluindo voluntários, beneficiários, conselho e parceiros estratégicos. Observamos e analisamos o cenário econômico, político e social do país, para ter a dimensão dos desafios que precisam ser superados e definir nossas prioridades, os públicos que queremos alcançar e como alcançá-los. Os resultados, somados ao nosso perfil e à nossa história, nos indicou os eixos estratégicos para a atuação do Instituto e permitiu o desenho de resultados sociais que queremos conquistar nos próximos anos”, destacou Gabriel Cardoso, gerente do Instituto Sabin.
Os pilares têm foco na inovação social e serão essenciais para enfrentamento dos problemas levantados nas comunidades onde o Grupo Sabin atua. Resultado de um trabalho meticuloso de pesquisas, entrevistas e workshops, conduzido com o apoio da SenseLab, o planejamento do Instituto Sabin estabelece as diretrizes e prioridades estratégicas da organização para gerar impacto social positivo. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das comunidades brasileiras. “A Teoria de Mudança que elaboramos norteará estratégica e taticamente nossa atuação nos próximos quatro anos e facilitará nossa comunicação com as comunidades onde chegarmos e com nossos atuais e futuros stakeholders”, concluiu Gabriel.
Dentre as prioridades do primeiro eixo está: contribuir para ampliação de cobertura e acesso à saúde de populações vulneráveis; e disseminar conhecimento e promover saúde integral e formas de prevenção de doenças, por exemplo. No eixo dois, a atuação será pautada por práticas que estimulam o fortalecimento de organizações dinamizadoras; o apoio à criação e ao desenvolvimento das organizações e empreendedores de impacto, além de estimular a produção e disseminação de conhecimentos pertinentes a essa agenda. Dentro do eixo três constam ainda a ampliação da consciência e engajamento social dos colaboradores do Grupo Sabin, a promoção e mobilização interna para causas sociais e ambientais, além do apoio demandas emergenciais recebidas pelas comunidades. Para atingir seus objetivos, o Instituto vai focar em fortalecer parcerias institucionais por meio da combinação de uma filantropia tradicional e estratégica em seu portfólio.
Instituto Sabin
Criado em 2005, o Instituto Sabin é responsável pela gestão do investimento social privado do Grupo Sabin. Com sede em Brasília, a organização atua em 12 estados, além do DF melhorando a qualidade de vida das comunidades onde a empresa está, fomentando a inovação social.