Unimed Sul Capixaba conquista nota máxima no IDSS pelo terceiro ano consecutivo

A qualidade da assistência em saúde prestada pela Unimed Sul Capixaba acaba de ser atestada, em mais um ciclo, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A operadora, que atua em 30 municípios da região, conquistou pelo terceiro ano consecutivo a nota máxima no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2021, a nota 1, no Programa de Qualificação de Operadoras (ano-base 2020).

O IDSS, desenvolvido e divulgado anualmente pela ANS, avalia o desempenho das operadoras de planos de saúde considerando um conjunto de indicadores, com faixas de pontuação que vão de 0 (pior resultado) a 1 (melhor resultado). A coordenadora de Assuntos Regulatórios da Unimed Sul Capixaba, Cynthia Rodrigues, ressalta que, para o cliente, estar numa operadora que alcança nota máxima representa a garantia de que a assistência será prestada e que ele conta com uma rede hospitalar avaliada com Atributo da Qualidade (QUALISS) pela ANS.

Também evidencia a competência técnica da operadora, que cumpre os requisitos de boas práticas estabelecidos pela agência reguladora, que se traduz em segurança e sustentabilidade no mercado de saúde suplementar. “Ao obter a nota máxima de forma consecutiva, nos últimos três ciclos, a Unimed Sul Capixaba confirma o seu compromisso em oferecer um serviço de qualidade e a evolução nas boas práticas de assistência à saúde e nas políticas de promoção e prevenção. Todo atendimento é feito para garantir a melhor experiência para o cliente, nos guiamos no cuidado com as pessoas”, afirma Cynthia Rodrigues.

A metodologia utilizada pela ANS, desde 2020, utiliza a ferramenta IDSS – TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar), que permite a obtenção de indicadores que melhor discriminam o desempenho das operadoras, especialmente quanto aos seus aspectos assistenciais. Somam para a pontuação máxima, o êxito no Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência para a Saúde, no Programa de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças e a realização da Pesquisa de Satisfação com beneficiários de acordo com critérios estabelecidos pela ANS.

Hospital Unimed é recertificado e permanece como o único digital do Estado

O Hospital da Unimed Sul Capixaba, em Cachoeiro de Itapemirim, após passar por um novo ciclo de auditoria, manteve o estágio 6 da certificação internacional HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society) pela adoção de modelo de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Com o reconhecimento internacional, permanece como o único hospital digital do Espírito Santo, integrando um seleto grupo de instituições hospitalares no Brasil com a certificação.

Na unidade, os prontuários são todos eletrônicos e as equipes atuam com decisões baseadas em informações em tempo real e históricas, que são disponibilizadas pelo processo de Business Intelligence (BI), utilizando tecnologias para automação, tratamento e análise de dados. Para assegurar a segurança na aplicação das medicações, por exemplo, a checagem beira leito permite uma conferência eletrônica por meio de um código de barras presente na pulseira do paciente, que verifica e confirma a sua identificação e o medicamento a ser utilizado.

“O principal diferencial da Unimed Sul Capixaba é o foco na utilização de sistemas e inovação em busca da segurança do paciente. Nós somos um hospital digital, toda a informação do cuidado do paciente está dentro do sistema, em que o médico e a equipe conseguem acessá-las sem precisar de papel”, destaca o coordenador de Sistemas do Hospital Unimed Sul Capixaba, Patrik Vieira de Lima.

Para o diretor-presidente da Unimed Sul Capixaba, Leandro Baptista, a certificação é resultado de todo o trabalho realizado pela cooperativa para otimizar os processos e assegurar a segurança no atendimento aos clientes.  “Trabalhamos para garantir um processo assistencial mais rastreável e melhorias nas rotinas operacionais. A certificação da HIMSS reconhece todo esse esforço para termos um hospital digital e aprimorarmos a assistência, o cuidado e o foco no nosso cliente”, afirma.

Tecnologia na assistência ao cliente

O Hospital Unimed também é o primeiro do Espírito Santo a utilizar a tecnologia da Laura Inteligência Clínica, uma inteligência artificial capaz de monitorar os pacientes e identificar aqueles com trajetória de risco. A tecnologia consegue, em tempo real, conectar e analisar dados dos pacientes, traçando um perfil e sinalizando ações a serem adotadas pela equipe assistencial, facilitando a priorização de atendimento. Isso contribui para que haja menos intercorrências e situações de gravidade que podem levar a necessidade de cuidados em UTI.

Tudo é automatizado, permitindo acesso rápido ao histórico dos pacientes, exames laboratoriais, emissão de alertas e atualizações instantâneas e personalizadas. A estimativa é que a Laura possa contribuir para a redução de cerca de 25% da mortalidade nos hospitais. A meta é utilizá-la em 100% dos pacientes, incluindo os pediátricos.

Redação

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