No Dia Mundial de Combate ao Câncer, hospital realiza bingo e palestra sobre alimentação

Esta sexta-feira (8) é o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data que motivou o Serviço de Oncologia do Austa Hospital, de São José do Rio Preto (SP), a realizar ações de humanização para seus pacientes. Surpreendidos ao chegarem ao setor de quimioterapia, eles foram convidados a participar de um bingo. Não é novidade. Atividades lúdicas e recreativas são realizadas há mais de 10 anos pela equipe multiprofissional do serviço, onde mais de 100 pacientes são atendidos, atualmente. “Durante este tempo, buscamos oferecer um ambiente acolhedor e mais leve para os pacientes e seus familiares. Desta forma, constatamos que eles enfrentam melhor os desafios do tratamento”, afirma Mirele Gilioti Passarini, psicóloga do Austa Hospital.

É o que sente a professora Idalila Martins Guimarães, após cada sessão de quimioterapia. “Já fiz 12 sessões e nunca senti nada. Quando chego em casa, estou tranquila, alegre. A equipe do Austa nos diverte muito, o ambiente é muito agradável”, elogia a professora, moradora de Rio Preto.

Alto astral e encarar a doença com otimismo e serenidade é a receita também da advogada Patrícia Ferreira Barbosa, moradora de Frutal (MG). Aos 36 anos, ela descobriu ter câncer de mama em agosto de 2021 e logo procurou o Serviço de Oncologia do Austa Hospital. O diagnóstico surpreendeu a todos, já que não há histórico da doença na família e Patrícia pratica atividade física e sempre cuidou da saúde. “A naturalidade com que os profissionais do Austa conduzem o tratamento me ajudou a derrubar preconceitos que eu tinha sobre o câncer e ajudou-me a encarar o desafio com otimismo e levar a vida normal”, diz a advogada.

Entre as ações que Patrícia buscou manter em sua rotina foi o cuidado com a alimentação, cujo papel é muito importante durante o tratamento. Tanto que o Serviço de Oncologia do Austa Hospital convidou uma nutricionista de empresa referência no setor para ministrar palestra aos pacientes nesta semana do Dia Mundial de Combate ao Câncer.

Segundo Viviane Movio da Silva, nutricionista da USI Austa, o paciente oncológico está exposto a diversas alterações no organismo durante o tratamento, portanto, é fundamental ter uma alimentação balanceada para manter o peso adequado e evitar efeitos colaterais. “Orientamos os pacientes para que tenham uma condição nutricional adequada, colaborando para fortalecer o sistema imunológico e deixá-los mais fortes”, explica Viviane.

A nutricionista da USI Austa recomenda uma dieta rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e evitar alimentos ultraprocessados, como os prontos para consumo ou para aquecer, e bebidas adoçadas.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.