Longe de ser apenas um problema estético, as varizes podem causar incômodo e dor nas pernas e resultar em feridas, as chamadas úlceras venosas. Afastamento do trabalho ou ainda patologias mais graves, como trombose e embolia pulmonar, podem ser outras consequências. No Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre (RS), um grupo foi criado para se dedicar ao problema da consulta ao tratamento final, de forma mais ágil e por preços mais acessíveis: o Núcleo de Tratamento de Varizes.
“É um problema que acomete até 75% da população. A proposta do Mãe de Deus, por meio desse Núcleo, é oferecer pacotes que cheguem a mais pacientes que precisem tratar as varizes. Além disso, ser um serviço referência, no qual a pessoa sabe que vai chegar e encontrar a orientação de forma mais ágil, em um lugar só, desde a consulta aos exames específicos e tratamento”, explica o líder do Núcleo, o cirurgião vascular Régis Angnes.
Entre as opções de tratamento oferecidas, podem ser encontradas desde as tradicionais às mais modernas técnicas:
- Cirurgia
- Laser
- Escleroterapia com espuma
O que são as varizes
São veias que aparecem dilatadas, alongadas ou tortuosas, abaixo da pele, principalmente em membros inferiores, como pés, pernas e coxas. A aparência incomoda muita gente pelo aspecto estético, mas também pode causar dor e desconforto, pois é um sinal de que as veias não estão permitindo a adequada circulação de sangue.
Os principais fatores de risco são ser do sexo feminino; idade a partir de 30 anos; histórico familiar; obesidade; traumatismo nas pernas; permanecer longos períodos de pé ou sentado; gravidez; sedentarismo; pílulas anticoncepcionais e reposição hormonal.
Sintomas
- Dor
- Sensação de peso e cansaço nas pernas
- Inchaço
- Queimação
- Cãibras
- Coceira
- Escurecimento da pele
- Formigamento