A dor é o tema central da grande maioria das queixas dos consultórios médicos. Por isso, a terceira edição do livro da Manole ‘Dores musculoesqueléticas – localizadas e difusas’, escrito por especialistas da Sociedade Brasileira de Reumatologia, é uma obra diferenciada por trazer, de forma criteriosa e detalhada, o tema da dor e seu manejo dentro da reumatologia e demais especialidades afins.
O objetivo do livro é ser referência do tema na especialidade, difundindo conhecimento para a comunidade médica em geral sobre como proceder nos casos de dores musculoesqueléticas, fibromialgia e síndrome miofascial, além de oferecer diretrizes para outras doenças musculoesqueléticas responsáveis pela dor e sofrimento dos pacientes. Entre outros aspectos, o livro apresenta a terapêutica medicamentosa e não medicamentosa e considerações sobre o uso de canabidiol para dores crônicas. De acordo com especialistas, há escassez de material nacional sobre estes temas.
A obra também abrange algias vertebrais, reumatismos de partes moles e neuropatias compressivas. Entre os destaques, diagnóstico diferencial de dores inflamatórias e sistêmicas crônicas, dificuldades com dores durante o ato sexual, no relacionamento com parceiros e capítulos dedicados à dor na criança, no idoso, na gestação e lactação.
Editores
Alessandra de Sousa Braz é professora associada de Reumatologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), supervisora do programa de Residência Médica em Reumatologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley/UFPB, coordenadora do Serviço de Reumatologia da UFPB e membro da Comissão de Dor, Fibromialgia e Outras Síndromes Dolorosas de Partes Moles da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e da Comissão de Doenças Endêmicas e Infecciosas, e da Comissão de Título de Especialista da SBR.
Aline Ranzolin é reumatologista do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) e do Hospital Universitário Oswaldo Cruz. Possui mestrado e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É responsável pelo Ambulatório de Fibromialgia e pelo Ambulatório de Gestação em Doenças Reumáticas do HC-UFPE e membro da Comissão de Dor, Fibromialgia e Outras Síndromes Dolorosas de Partes Moles da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).
Roberto Ezequiel Heymann é membro da Comissão de Dor, Fibromialgia e Outras Síndromes Dolorosas de Partes Moles da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), ex-assistente doutor da disciplina de Reumatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mestre e doutor em Reumatologia pela Unifesp. É reumatologista do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e ex-editor do periódico Advances in Rheumatology.